Sarney diz que Agaciel continua no cargo e que denúncias serão apuradas
Entrevistado pelos jornalistas no momento em que deixava o gabinete para ir almoçar, o presidente do Senado, José Sarney, afirmou, no início da tarde desta segunda-feira (2), que o diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, permanecerá no cargo até que se saiba se são procedentes ou não as denúncias contra ele publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo. Numa matéria veiculada neste domingo (1), o jornal diz que o diretor registrou em nome do irmão uma residência de R$ 5 milhões situada no Lago Sul.
Na mesma entrevista, Sarney respondeu a perguntas sobre a ideia de incorporar-se aos vencimentos dos senadores a verba indenizatória por eles recebida. Sarney disse que a melhor solução seria eliminar essa verba.
A primeira pergunta dos jornalistas foi sobre as providências que o presidente adotará em razão da matéria sobre Agaciel Maia.
- Ontem, quando eu li a matéria na Folha, imediatamente entrei em contato com o presidente do TCU [Tribunal de Contas da União], doutor Ubiratan Aguiar, dizendo que hoje ia encaminhar ofício para que ele determinasse a investigação sobre a procedência das denúncias apresentadas por aquele jornal a respeito do diretor do Senado. Já mandei hoje de manhã o ofício, acredito que o Tribunal de Contas inicie muito rapidamente essas providências devidas - afirmou Sarney.
- Presidente, o diretor permanece no cargo?
- Sim, não podemos afastá-lo sem saber se as denúncias são procedentes ou não. Nós entregamos ao Tribunal de Contas, que é o maior órgão, o mais insuspeito de todos, para examinar o assunto.
- E sobre a incorporação aos salários da verba indenizatória recebida pelos senadores?
- Essa foi uma sugestão apresentada pelo senador Mozarildo Cavalcanti [PTB-RR], sugestão que ele teve a oportunidade de colocar numa proposta de emenda à Constituição que apresentou. Foi uma das alternativas para resolver esse problema da verba indenizatória, que eu acho que realmente não foi uma solução feliz adotada pelo Congresso.
- O senhor é favorável a que seja mantido o sistema atual ou a que haja mudanças?
- Eu, pessoalmente, acho que se nós tivéssemos condições de eliminá-la, seria a melhor solução. Agora, isso depende das duas Casas do Congresso e de como vamos encaminhar uma solução para esse problema.
- Será em reunião da Mesa?
- Não, isso depende das duas Casas. A reunião da Mesa não vai ser feita amanhã. Agora, o que eu pretendo propor à Mesa é que nós coloquemos, como fez a Câmara dos Deputados, na Internet, com total transparência todas essas contas e também as relativas ao Senado Federal.
02/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aloysio Nunes: denúncias de abusos em Pinheirinho serão apuradas
HELOÍSA HELENA COMUNICA QUE DENÚNCIAS SERÃO APURADAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO
Ao entregar o cargo, Agaciel reafirma inocência
Agaciel Maia anuncia que sua mulher deixou cargo de chefia
Agaciel depõe à Polícia Legislativa sobre nomeações secretas e faz denúncias
Sarney e Agaciel são elogiados pelo presidente da OAB