Sarney diz que Batalha do Jenipapo foi momento glorioso da história nacional



"Trata-se de uma data gloriosa, que mostra o quanto um povo pode na luta por sua independência". A afirmação é do presidente do Senado, José Sarney, ao gravar entrevista sobre os 186 anos da Batalha do Jenipapo, travada na cidade de Campo Maior (PI), um embate entre nordestinos que queriam a independência e a resistência portuguesa, que buscava evitá-la.

Nessa entrevista, Sarney disse que a celebração de um momento histórico como esse, em que morreram 700 brasileiros e apenas cem portugueses, é valiosa para a preservação da memória nacional. Na opinião do presidente do Senado, o passado serve para melhorar o presente e este serve para se planejar melhor o futuro.

- A batalha do Jenipapo é um fato importantíssimo na História do Brasil, quase que esquecido pelo resto do país. Mas os piauienses e maranhenses que tomaram parte nessa batalha eram pessoas do povo, que não tinham armas e, no entanto, enfrentaram o exército português para defender a independência. A Batalha do Jenipapo foi um momento em que maranhenses, piauienses e cearenses tomaram parte na independência do Brasil. Eles perderam a batalha, mas deram o exemplo e tornaram-se brasileiros através da sua luta e do seu sangue.

11/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


'Conhecemos pouco nossa história', diz Vanessa Grazziotin ao celebrar a Batalha do Jenipapo

José Sarney narra a Batalha de Jenipapo

Senado rememora a Batalha do Jenipapo

Senado vai relembrar a Batalha do Jenipapo

Senado relembra a Batalha do Jenipapo

Projeto que cria Dia da Batalha de Jenipapo vai ao Plenário