Sarney diz que é preciso negociar novo acordo em torno da PEC das MPs



O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta segunda-feira (6) que será necessário negociar um novo acordo em torno da proposta de emenda à Constituição (PEC 11/11), de sua autoria, que altera o rito de tramitação das medidas provisórias (MPs) no Congresso Nacional.

VEJA MAIS

Na avaliação do senador, as modificações propostas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde foi relatada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG), não encontraram consenso entre as lideranças partidárias. Em razão da falta de acordo, ele também descartou a votação da matéria nesta semana.

- As modificações feitas pela Comissão de Constituição e Justiça parecem não ter a unanimidade entre as lideranças, de maneira que temos que costurar outro acordo em torno daquela ideia, que é de se limitar à criação dos prazos para o Senado examinar essas matérias - disse.

O ponto mais polêmico do substitutivo apresentado por Aécio é o artigo que cria uma comissão mista encarregada de decidir se uma medida provisória está ou não de acordo com a Constituição (exame de admissibilidade) e se sua tramitação pode prosseguir na Câmara dos Deputados e no Senado.

Como solução, Sarney sugere que, em lugar de uma comissão especial, a admissibilidade seja julgada pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara, num prazo de dez dias. Ele também propõe que a MP mantenha vigência legal imediata, quando de sua edição.

Para negociar o acordo também com os deputados, Sarney informou nesta segunda-feira que já começou a conversar com o presidente da Câmara, Marco Maia, sobre as mudanças propostas no Senado.



06/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Agripino elogia acordo em torno das MPs do setor elétrico

Mercadante anuncia acordo em torno da reforma tributária

Falta de acordo em torno do ICMS adia votação de compensações a estados

Aníbal Diniz elogia esforço por acordo em torno de projeto de criminalização da homofobia

Flexa Ribeiro comemora acordo em torno de projeto que cria as Zonas de Processamento de Exportações

Sarney encarrega Demóstenes de negociar a redução de subcomissões no Senado