Sarney diz que mudanças no Senado atendem aos reclamos da sociedade
O presidente do Senado, José Sarney, comunicou ao Plenário, nesta terça-feira (12), a entrega do estudo encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a reestruturação administrativa da Casa. Ele afirmou que as melhorias que começarão a ser implantadas "atendem aos reclamos da sociedade brasileira".
Sarney listou vários pontos que considera fundamentais nesta primeira etapa, como a redução dos atuais cargos de diretor para apenas sete e a redução em 50% dos cargos de direção intermediária; a adequação da Diretoria Geral, que passará a funcionar como órgão de suporte administrativo; o fortalecimento do setor tecnológico; e a redefinição hierárquica, com a redução imediata da atual estrutura do senado em 30%, prevendo-se nova e gradual redução em até seis meses.
O presidente do Senado lembrou que o acordo com a FGV foi firmado no dia 18 de março e, em menos de 60 dias, o Senado já recebeu as primeiras propostas, podendo dar os "primeiros passos para a sua reestruturação". Ele observou que ainda são necessárias mudanças como a criação de um plano diretor de tecnologia da informação, a auditoria na folha de pagamento e o estabelecimento de um plano de cargos e carreiras vinculados à capacitação e ao desempenho dos servidores.
Também foi feito o anúncio de que, durante 30 dias, o estudo da FGV receberá a contribuição de senadores, funcionários da Casa e grupos que estudaram o assunto. Encerrado esse prazo, a FGV e um grupo de trabalho analisarão as propostas e farão as modificações baseados nas sugestões, para serem então colocadas em prática.
Com as medidas, explicou o presidente, o Senado Federal está se antecipando, já que uma reforma administrativa de profundidade deve ser feita no Brasil, evitando assim superposição de órgãos e impedindo que a burocracia seja empecilho para o desenvolvimento.
Sarney lembrou ainda que a Casa continua a trabalhar e a votar matérias importantes, e que nesta quarta-feira (13), às 9h, haverá sessão do Congresso para a votação de vetos presidenciais, uma de suas promessas de sua campanha para a Presidência do Senado.
12/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Sérgio Guerra, estrutura atual do Senado não atende aos reclamos da sociedade
Sarney: Modernização do Senado facilita a participação da sociedade no processo legislativo
Sarney diz que mudanças "apontam para nova fase no Senado"
Sarney recebe cinco governadores e diz que Senado negociará mudanças na reforma tributária
Mão Santa alerta governo para "reclamos da população"
Divulgados dados sobre as mudanças na sociedade brasileira