Sarney diz que não há mais tempo para votar o FPE



O presidente do Senado, José Sarney, entende que não há mais tempo para o Legislativo votar novas regras de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Ele acredita também que os estados não serão prejudicados com o adiamento para 2013 da votação da matéria.

- Eu acho que a essa altura não dá mais tempo votar o FPE. Ontem à noite nós votamos toda a pauta que estava aqui em nossa agenda. E já existe uma decisão do TCU (Tribunal de Contas da União) determinando que no próximo ano seja feita a distribuição da mesma maneira que foi feita este ano – afirmou Sarney.

Parecer jurídico encomendado pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) e lido, nesta segunda-feira (17), no plenário do Senado, pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), afirma que a distribuição dos cerca de R$ 70 bilhões do FPE em 2013 deve seguir as mesmas regras adotadas em 2012.

O fundamento do parecer é o de que, anualmente, o TCU encaminha ao Banco do Brasil – instituição financeira responsável pelo repasse do dinheiro – os coeficientes de cálculo para as cotas de distribuição do fundo.

Esses índices precisam ser encaminhados ao banco até 31 de dezembro a fim de serem aplicados no ano subsequente. Dessa forma, o TCU encaminhará o cálculo para 2013 até 31 de dezembro deste ano – ainda dentro do prazo de vigência da Lei Complementar 62/1989, que, de acordo com o Supremo Tribunal Federal, perde a validade até o dia 31.



19/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney espera que "em breve" Senado tenha mais tempo para examinar MPs

Sem urgência para votar novas regras do FPE, senadores confiam em parecer para ganhar tempo

Garibaldi diz esperar que Cuba marche para um tempo de mais democracia e mais liberdade

Senadores pedem mais tempo para analisar proposta de punição mais dura a juízes e membros do MP

Sarney vê possibilidade de consenso para votar PPPs

Sarney diz esperar consenso para votar Orçamento