Sarney homenageia Nascimento Brito



Ex-correspondente do Jornal do Brasil, o presidente do Senado, José Sarney, participou nesta quarta-feira (18) da homenagem prestada pelo Plenário a Manoel Francisco do Nascimento Brito, ex-diretor-presidente do Jornal do Brasil. Sarney disse que o jornalista marcou sua vida e sua obra à frente do JB, num dos momentos mais importantes da modernização da imprensa brasileira.

- Esta homenagem para glorificar sua vida deve estender-se ao Jornal do Brasil, este órgão que, há mais de 100 anos, serve de maneira impecável à liberdade de imprensa do país. Falo do Jornal do Brasil com a memória do início da minha vida e com mais êxito que o senador Hélio Costa, que não foi correspondente do JB em Washington. Porque eu fui correspondente do JB durante muitos anos no estado do Maranhão.

Sarney narrou que assumiu o posto de correspondente por indicação e a convite da condessa Maurina Dunshee de Abranches Pereira Carneiro, que assumiu a direção do jornal em 1954, com a morte do conde Ernesto Pereira Carneiro.

- Quero expressar a seus filhos e neto aqui presentes, a dona Leda (viúva do homenageado), a toda a sua família e a todos aqueles que fazem o Jornal do Brasil a minha homenagem à memória do Dr. Nascimento Brito - afirmou ainda Sarney.



18/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney homenageia ex-senador Henrique de La Rocque no centenário de seu nascimento

José Sarney homenageia jornalista Otávio Frias no centenário de seu nascimento

Simon: "Nascimento Brito honrou e dignificou a imprensa do Brasil"

Hélio Costa lembra influência de Nascimento Brito no início da carreira

Arthur Virgílio: Nascimento Brito tinha vocação para liberdade

Jereissati destaca lugar privilegiado de Nascimento brito na história política nacional