SARNEY HOMENAGEIA O PRESIDENTE DE ANGOLA
Ao homenagear na manhã de hoje (dia 15) o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, o presidente do Senado, José Sarney, disse que aquele país tem a desempenhar um importante papel político no equilíbrio regional da África Austral. Conforme Sarney, Angola tem também um importante papel econômico a desempenhar, "porque o seu desenvolvimento terá um efeito multiplicador em toda aquela região".
Preconizando o estreitamento das relações entre os dois países, o senador disse que o Congresso brasileiro tem um papel particular a desempenhar nesse sentido, e isso consiste em acompanhar e sugerir ações para encorajar os esforços de paz em Angola, participando ativamente dessa iniciativa. O presidente do Senado lembrou o orgulho que tem o Brasil por ter sido o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola.
Ele disse que é esse interesse do Legislativo que explica a pronta aprovação em plenário, na semana passada, da liberação de recursos para a tropa brasileira que integrará as forças de paz da ONU em Angola. "O fato de a decisão ter sido aprovada praticamente sem contestação é o melhor testemunho da consciência que existe entre os parlamentares brasileiros da necessidade de dar apoio consistente ao processo de paz em Angola".
Sarney também disse ao presidente José Eduardo dos Santos que seu regresso ao Brasil em visita oficial se realiza num momento especialmente oportuno, "fértil para a consolidação de nossas relações bilaterais". Conforme o senador, o Brasil está numa fase especialmente favorável de consolidação das instituições, de estabilização da economia, de retomada do crescimento e de"reformas que permitirão consolidar e ampliar as conquistas que fizemos até aqui".
Durante um coquetel que se seguiu à cerimônia, o presidente do Senado e o presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães, conversaram longamente com o presidente angolano, explicando o processo de reforma constitucional por que passa o Brasil. Conforme Sarney explicou depois do coquetel, o presidente angolano está acompanhando nossas reformas, disse que a experiência brasileira é muito construtiva e admitiu que ela poderá ser útil a seu país, que se encontra em pleno processo de reconstrução.
15/08/1995
Agência Senado
Artigos Relacionados
SENADOR JOSÉ SARNEY HOMENAGEIA O EX-PRESIDENTE TANCREDO NEVES
Sarney homenageia Marco Maia por atuação como presidente da Câmara
Senado recebe presidente de Angola
PRESIDENTE DE ANGOLA VISITA O CONGRESSO
SARNEY DEFENDE MÁRIO SOARES DOS ATAQUES DO GOVERNO DE ANGOLA
Sarney participa da cerimônia de posse do presidente e da vice-presidente do TSE