SARNEY DEFENDE MÁRIO SOARES DOS ATAQUES DO GOVERNO DE ANGOLA



Em carta enviada ao presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, o senador José Sarney (PMDB-AP) protestou contra os ataques do governo angolano ao ex-presidente de Portugal, Mário Soares. Invocando a autoridade de quem sempre defendeu em todos os foros internacionais o MPLA (partido que comandou a revolução em Angola) e o governo de Luanda, Sarney manifestou sua incompreensão diante das "referências feitas ao Doutor Mário Soares".
O senador decidiu escrever a Santos ao defrontar-se em Lisboa com a perplexidade e o protesto da sociedade civil e da imprensa portuguesa em face de "injuriosas acusações e insultos", feitos por alto funcionário do governo angolano ao ex-presidente e ex-primeiro ministro português. A carta, lida nesta terça-feira em plenário, foi encaminhada à embaixada de Angola em Lisboa.
- Mário Soares é uma personalidade política importante e decisiva do país, homem cujas qualidades morais orgulham todos os que se expressam na língua portuguesa e estadista de estirpe mundial - disse Sarney, que julgou em sua manifestação interpretar o sentimento do povo brasileiro para com um grande amigo do Brasil.
Quando era presidente da República, Sarney participou com Soares da fundação do Instituto Internacional de Língua Portuguesa, embrião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. "As virtudes de caráter e integridade como estadista e democrata (de Mário Soares) são motivos de pleno reconhecimento", diz Sarney em sua carta.

21/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi recebe Mário Soares

Lembo recebe o ex-presidente português Mário Soares

TV Senado exibe entrevista com ex-presidente de Portugal Mário Soares

Combate à ditadura de Salazar marca vida pública de Mário Soares

SARNEY HOMENAGEIA O PRESIDENTE DE ANGOLA

ODACIR SOARES DEFENDE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL