Sarney inaugura novos painéis do Túnel do Tempo
O presidente do Senado, José Sarney, participou na tarde desta segunda-feira (30) da inauguração da nova exposição sobre a história do Senado e do Congresso Nacional, contada em 16 novos painéis. A exposição marca a revitalização do túnel do tempo, como é conhecido o acesso entre o prédio principal do Senado e o anexo 2, que agora conta com painéis mais ergonômicos e contemporâneos. A diretora-geral do Senado, Doris Marize Romariz Peixoto, também participou do evento.
Para Sarney, os painéis mostram que o Brasil sempre procurou ser "civilista", ao contrário de países da América Espanhola, onde há um "histórico de guerras". Sarney ainda destacou que o Senado sempre se preocupou, ao longo da história, com a garantia de direitos do cidadão.
- Aqui no Senado, foram criados vários direitos do brasileiro - afirmou.
Os painéis retratam a história do Congresso Nacional, desde a instalação do Senado, em 1822, até a composição atual do Senado Federal. A exposição lembra a relação do Senado com momentos históricos da República, como a abolição da escravatura (1888), o Ato Institucional nº 5 (1968) e a Constituição Federal de 1988.
O trabalho de criação dos painéis foi liderado pela equipe de Criação e Marketing da Secretaria de Comunicação do Senado (Supres/Secs). Durante seis meses, designers e pesquisadores apoiaram o consultor Pedro Costa, responsável pelo conteúdo dos painéis. O projeto foi assinado pelos arquitetos do Senado André Castro e Sidney Carvalho.
30/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado apresenta novos painéis do Túnel do Tempo
Novos painéis eletrônicos orientam passageiros nos aeroportos paulistas
Agaciel Maia explica obras no"túnel do tempo"
Reforma no 'túnel do tempo' ampliará oferta de informações aos visitantes
(Flash 20h20) - 'Túnel do Tempo' é o mais novo anfiteatro de São Vicente
Painel sobre 'impeachment' de Collor será colocado no 'Túnel do Tempo'