Sarney lamenta morte de Jean-Luc Lagardère



O presidente do Senado, José Sarney, lamentou em Plenário a morte de Jean-Luc Lagardère, o mais renomado empresário francês, presidente do grupo Lagardère, controlador de inúmeras empresas, dentre as quais o senador destacou a indústria aeronáutica Aerospatiale; a Matra, uma gigante da indústria pesada; e empresas da área petroquímica e de computadores.

Nesse legado, Sarney citou também o maior grupo europeu de mídia, que se agrega em torno da editora Hachette, com mais de 300 revistas, jornais, canais de televisão e produtora de cinema. -Venho registrar o nosso pesar e a nossa solidariedade com a França pela grande perda-, disse o presidente, pedindo que a Casa envie à viúva, Bethy Lagardère, e ao único filho do empresário, Arnaud Lagardère, manifestações de condolência.

O senador disse que, em algumas visitas à França, recebeu de Jean-Luc Lagardère manifestações de gentileza e solidariedade. Também afirmou que o empresário era um amigo do Brasil, casado com uma brasileira de Minas Gerais, mulher culta e inteligente, que infundiu no marido o amor pelo Brasil.

- O Brasil tinha em Jean-Luc Lagardère um amigo e admirador - afirmou o parlamentar, elogiando também a ação do empresário em favor da literatura estrangeira. De acordo com Sarney, a editora Hachette, a maior da Europa, tinha uma divisão - a Hachette Literatura - que editava autores estrangeiros, muitos da América Latina. Foi essa editora que lançou as duas primeiras obras de José Sarney publicadas na França - Au-delà des Fleuves e Capitaine de la Mer Océane .

Embora atualmente seja traduzido na França por uma editora concorrente da Hachette, Sarney disse que nem por isso poderia deixar de prestar essa homenagem a Jean-Luc Lagardère, reconhecendo o grande trabalho que ele prestou à literatura e à amizade entre a França e o Brasil. -Perde a França um grande homem, que cumpriu uma grande vida, e o Brasil, um amigo e torcedor-.



19/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney lamenta morte de Ary de Carvalho

Sarney lamenta morte de Dom Eugênio Sales

Sarney lamenta morte de Francisco Gros

Sarney lamenta morte de Augusto Franco

Sarney lamenta morte de Lévi-Strauss

Sarney lamenta morte de Paulo Cabral