Sarney lança 'Tempo de Pacotilha', novo livro editado pela ABL
O presidente do Senado, José Sarney, lançou nesta quinta-feira, na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, seu novo livro, Tempo de Pacotilha, uma seleção de artigos escritos para a Folha de São Paulo entre 1991 e 2003, abordando a atualidade no país e no mundo. A publicação é da própria ABL, e cada texto vem precedido de resumo dos fatos objeto da reflexão do senador, um detalhe que visa situar o leitor e ampliar sua consciência crítica.
Em vez da publicação em ordem cronológica, a edição está organizada em dezoito temas: "Algumas Pessoas" reúne, entre outros, artigos escritos por ocasião da morte de personalidades como Ayrton Senna, Cássia Eller, Austregésilo de Athayde e Jorge Amado, o registro da passagem dos 300 anos do Padre Antonio Vieira e a concessão do Nobel de Literatura a José Saramago; já em "Preservar" estão textos sobre meio ambiente. Outros tópicos: "Da Injustiça Social", "Violência", "Da Natureza Humana", "O Fazer Político".
No prefácio, Alberto da Costa e Silva, membro da ABL como o senador, ressalta: "exige-se de quem escreve para jornal clareza, concisão e simplicidade. E espera-se que vá direto ao assunto e dele saia deixando o leitor com a disposição de sobre o tema continuar a pensar. Assim faz José Sarney. Mas, ao contrário de tantos outros, diz o que pensa sem agressividade, acritude ou rispidez. Não impõe seus pareceres. Conversa conosco amigavelmente e, se aqui se mostra desanimando ou inconformado com os desacertos do mundo, é para adiante comover-se com sua beleza e com o que cabe num ser humano".
14/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
CIENTISTA POLÍTICO LANÇA NA BAHIA LIVRO EDITADO PELO CONSELHO EDITORIAL DO SENADO
Livro editado pela Imprensa Oficial revela bastidores da rede Manchete
Livro editado pelo Senado vai concorrer ao Prêmio Jabuti
JK CONTA PORQUE CONSTRUIU BRASÍLIA EM LIVRO EDITADO PELO SENADO
JK CONTA PORQUE CONSTRUIU BRASÍLIA EM LIVRO EDITADO PELO SENADO
Sarney lança livro de poesias e de crônicas políticas