Congresso participa de exposição das Constituições brasileiras



O Congresso Nacional fará parte das comemorações dos 200 anos de independência da Justiça Brasileira em relação a Portugal ao sediar, junto com os demais Poderes da República, a exposição As Constituições Brasileiras, a partir desta quarta-feira (23). A mostra das sete Cartas Magnas do país será dividida da seguinte forma: as Constituições de 1824 e 1891 ficarão expostas no edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e as de 1934, 1937 e 1967 - elaboradas com participação fundamental do Poder Executivo - poderão ser vistas no Palácio do Planalto. Já as Cartas de 1946 e 1988, frutos do trabalho do Poder Legislativo, serão expostas no Salão Negro do Congresso.

O bicentenário do Judiciário independente do Brasil será comemorado ao longo de um ano, de maio de 2007 a maio de 2008. No dia 10 de maio de 1808, quando a Corte portuguesa já se havia transferido para o Rio de Janeiro, foi criada a Casa da Suplicação no Brasil - até então, a instância máxima da Justiça no país ficava em Portugal.

Segundo informações expostas no site do STF, o objetivo geral do Projeto Bicentenário da Justiça Brasileira é fazer um resgate histórico e cultural da Justiça do país, permitindo a aproximação e o maior conhecimento da sociedade em relação à memória do Poder Judiciário.

Organizada pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), a exposição, que ficará aberta ao público de 24 de maio a 23 de agosto, também mostrará obras de arte, roupas, fotografias, músicas e histórias de personagens das respectivas épocas de cada Constituição. Para melhor contextualizar os momentos históricos, vários monitores foram treinados para situar o visitante e apresentar fatos relevantes que envolveram as Constituições.

O ex-deputado federal e ex-ministro do Supremo Nelson Jobim, que participou da Assembléia Nacional Constituinte de 1988 e também presidiu o STF, é o curador da exposição.

A inauguração oficial da exposição será no próximo dia 23, às 19h, no edifício- sede do STF. A partir do dia seguinte, estará aberta ao público a visitação, nos três locais, de segunda-feira a domingo. Durante a semana, o horário de funcionamento é de 9h às 18h e, nos finais de semana, de 9h30 às 15h. As escolas públicas poderão agendar visitas com o apoio da Faap, que fornecerá ônibus para o transporte dos alunos.



21/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney participa da abertura da exposição Constituições Brasileiras

Exposição sobre as Constituições brasileiras mescla história e arte

A história por trás das Constituições brasileiras

COLEÇÃO "CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS" DESPERTA INTERESSE NA BIENAL

Constituições republicanas em exposição

Ruben Figueiró:Carta de 1988 é a mais democrática das Constituições brasileiras