Sarney participa da posse de Teori Zavascki no STF



O presidente do Senado, senador José Sarney, acompanhou na tarde desta quinta-feira (29) a posse do ministro Teori Albino Zavascki no Supremo Tribunal Federal. Depois de passar por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), e aprovação pelo Plenário do Senado, ele tomou posse ocupando a cadeira deixada por Cezar Peluso, aposentado em agosto. Além de Sarney, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e todos os ministros da Corte acompanharam a rápida cerimônia.

A escolha de ministro para o STF é de livre iniciativa do presidente da República entre cidadãos com idade entre 35 e 65 anos, notável saber jurídico e reputação ilibada, conforme estabelece o artigo 101 da Constituição Federal. Zavascki é o terceiro ministro nomeado pela presidente da República, Dilma Rousseff, para a Suprema Corte. Ela nomeou também os ministros Luiz Fux e Rosa Weber. A indicação de Zavascki para o STF foi aprovada no dia 30 de outubro pelo Senado Federal.

Zavascki integrou o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desde maio de 2003, participando da Corte Especial, do Conselho de Administração e da Comissão de Documentação. Foi eleito membro efetivo do Conselho da Justiça Federal (CJF) em junho de 2011 e participou, também, do Conselho da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

Com informações do STF.



29/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Indicado ao STF, Teori Zavascki visita Sarney

Teori Zavascki vota a favor da liberação do PLC 14

Chega ao Senado indicação de Teori Zavascki ao STF

Zavascki convida Sarney para posse no Supremo

Plenário aprova indicação de Teori Zavascki ao Supremo

Análise da indicação de Teori Zavascki para o STF será retomada no dia 17