Sarney pede a líderes que indiquem nomes para CPIs da Petrobras e da Amazônia



O presidente do Senado, José Sarney, emitiu, na manhã desta terça-feira (19), ofícios aos líderes partidários pedindo-lhes que indiquem nomes para compor as CPIs da Petrobras e da Amazônia, cujos requerimentos de instalação foram lidos em plenário na última sexta-feira (15). Indagado por jornalistas sobre a CPI da Petrobras, ele disse que não deseja se manifestar sobre o assunto.

- Como presidente da Casa, quero manter uma posição de distanciamento, cumprindo rigorosamente o que determina o Regimento Interno e o que impõe a Constituição Federal. Não quero, portanto, opinar.

Nos Ofícios, Sarney pede as indicações de 11 titulares e sete suplentes para cada uma dessas CPIs, de acordo com cálculos de proporcionalidade e no prazo de cinco dias, fixado em acórdão pelo Supremo Tribunal Federal.

Ele pede aos líderes do Bloco de Apoio ao Governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), e do Bloco da Maioria, Renan Calheiros (PMDB-AL), a indicação, cada um, de três titulares e dois suplentes; ao líder do DEM, José Agripino (RN), a indicação de dois titulares e um suplente; aos líderes do PSDB, Arthur Virgilio (AM), e do PTB, Gim Argello (DF) a indicação, cada um, de um titular e um suplente; e ao líder do PDT, Osmar Dias, a indicação de um titular. Em tese, os governistas teriam seis dos 11 integrantes na CPI.

Requisitados os nomes para as CPIs, Sarney disse que aguarda agora a manifestação dos líderes partidários. Ele afirmou que as Comissões se instalarão na hora que esses líderes quiserem, "podendo ser o mais rapidamente possível".

O Bloco de Apoio ao Governo, liderado por Mercadante, aglutina, além do PT, os seguintes partidos: PR, PSB, PRB e PC do B. O Bloco da Maioria, liderado por Renan Calheiros, tem o PMDB e o PP. O PSDB, liderado por Arthur Virgilio, e o DEM, por José Agripino, integram o Bloco Parlamentar da Minoria.

Enquanto examinam os nomes que indicarão para essas CPIs, os líderes já começaram a discutir quais os parlamentares a quem serão destinados os cargos de presidentes e relatores dessas duas comissões.



19/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney pedirá a líderes que indiquem nomes para CPI do MST

Líderes têm até o fim do dia para indicar membros das CPIs da Petrobras e da Amazônia

ACM PEDE QUE PARTIDOS INDIQUEM NOMES PARA CPI

ÁLVARO DIAS PEDE AOS LÍDERES QUE INDIQUEM MEMBROS DA CPI

Tuma pede que líderes indiquem representantes na CPI dos Medicamentos

Rocha pede aos líderes que indiquem os membros da CPI das Pesquisas Eleitorais