ÁLVARO DIAS PEDE AOS LÍDERES QUE INDIQUEM MEMBROS DA CPI



O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) fez um apelo aos líderes partidários para que indiquem os senadores que participarão da CPI do Futebol. Para que a comissão parlamentar de inquérito possa iniciar os seus trabalhos é necessária a definição de pelo menos metade dos seus membros. O presidente do Senado Antonio Carlos Magalhães disse na manhã desta segunda-feira (dia 9) que os nomes de todos os membros poderão ser conhecidos ainda esta semana. Ele garantiu que cumprirá o Regimento e fará as indicações que não forem feitas pelos partidos.

Autor do requerimento propondo a instalação da comissão parlamentar de inquérito, Álvaro Dias (PSDB-PR) opinou que a CPI poderá oferecer respostas a vários questionamentos levantados pela opinião pública. "Reduzindo o índice de corrupção no esporte contribuiremos para o aquecimento da economia, o aumento da geração de emprego e o crescimento da renda e da receita pública, fatores indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida de todos os brasileiros", afirmou.

Destacando o apoio da população à CPI do Futebol, Álvaro Dias informou que em pesquisa feita na noite deste domingo, 82% dos telespectadores do programa Bola na Rede, da Rede TV!, apresentado pelo jornalista Juca Kfouri, responderam à enquete apostando no sucesso da comissão parlamentar de inquérito. "Essa expectativa da sociedade aumenta a responsabilidade do Senado", falou o senador, lembrando que há muito tempo o povo exige que as denúncias que dizem respeito ao futebol tenham uma apuração rigorosa.

No entendimento de Álvaro Dias, além de ser um esporte lúdico o futebol é uma atividade econômica essencial para o desenvolvimento do Brasil. Segundo ele, são 400 milhões de empregos gerados em todo o mundo, movimentando cerca de US$ 280 bilhões, dos quais US$ 32 bilhões apenas no Brasil, de acordo com pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, em 1997.

"O fato da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já resistir há algum tempo a instalação de uma CPI na Câmara é um sintoma das irregularidades, falcatruas e da corrupção no setor, estimuladas pela impunidade que grassa no país", disse Álvaro Dias. Para o senador, a desorganização no futebol estimula a corrupção, trazendo prejuízos não apenas para a qualidade do esporte, mas também para a economia do Brasil.

09/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alvaro Dias pede que líderes indiquem integrantes de CPI sobre reforma agrária e urbana

Rocha pede aos líderes que indiquem os membros da CPI das Pesquisas Eleitorais

Renan pede que líderes indiquem membros da comissão que vai analisar PEC do Trabalho Escravo

Tuma pede que líderes indiquem representantes na CPI dos Medicamentos

Sarney pede a líderes que indiquem nomes para CPIs da Petrobras e da Amazônia

Sarney pedirá a líderes que indiquem nomes para CPI do MST