Rocha pede aos líderes que indiquem os membros da CPI das Pesquisas Eleitorais



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) pediu aos líderes partidários, em discurso no Plenário, que façam a indicação dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará divergências entre as pesquisas eleitorais realizadas no ano 2000 e os resultados das respectivas eleições nos municípios do Rio de janeiro, Goiânia, Recife, Porto Alegre, Macapá e Niterói.

O requerimento para a criação da CPI foi apresentado no dia 14 de março, com 30 assinaturas (o mínimo exigido pelo regimento do Senado é de 27), e publicado no Diário Oficial do dia seguinte. Sebastião Rocha acrescentou que o presidente da Casa, senador Ramez Tebet, também já solicitou aos líderes que façam as devidas indicações, respeitada a proporcionalidade dos partidos.

- Já conversei com todos os líderes, e eles informaram que vão fazer as devidas indicações. Peço agilidade para que possamos apurar os indícios de irregularidade e, sobretudo, estabelecer critérios que possam prevenir os equívocos e os erros absurdos constatados nas eleições de 2000 - afirmou Sebastião Rocha.

As pesquisas realizadas em Goiânia e Macapá foram citadas pelo senador como exemplos de erros cometidos por institutos de pesquisa. Ele disse que, em Goiânia, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) atribuiu ao candidato a prefeito Pedro Wilson, às vésperas das eleições,15% das intenções de votos. Ele foi o mais votado no primeiro turno, com 37%.

Em Macapá, de acordo com o senador, o Ibope publicou resultados diferentes para uma pesquisa realizada no período de 25 a 27 de setembro de 2000. O jornal Gazeta Mercantil dos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, prosseguiu Sebastião Rocha, noticiou que o candidato a prefeito João Bosco Papaléo Paes teria 29% dos votos, enquanto João Henrique Rodrigues ficou com 28,2%, portanto, empate técnico.

- Já a TV Amapá, afiliada da Rede Globo, divulgou a mesma pesquisa mudando completamente os índices divulgados pela Gazeta Mercantil. João Henrique teve 42% das intenções de voto, enquanto Papaléo Paes ficou com 25%. O resultado das eleições foi empate técnico: 36% a 36%, com uma pequena margem de 0,33% para João Henrique - lembrou Sebastião Rocha.

O senador pelo Amapá também lamentou que a Rede Globo tenha usado seu nome indevidamente em reportagem sobre o jogo do bicho em Brasília. A matéria mostrou o motorista do Senado que estava à disposição de Sebastião Rocha estacionando o carro oficial da Casa para, supostamente, fazer uma aposta numa banca de jogo de bicho. "Não autorizei e sequer sabia do fato", disse o parlamentar.

Sebastião Rocha informou que o motorista - que é funcionário do Senado - já foi afastado do seu gabinete e que a 1ª Secretaria da Casa tomará as providências cabíveis. "Não acredito que o meu nome tenha sido citado como forma de retaliação da Rede Globo por eu ter tomado a iniciativa de propor a CPI das Pesquisas Eleitorais", comentou o senador.



06/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


ÁLVARO DIAS PEDE AOS LÍDERES QUE INDIQUEM MEMBROS DA CPI

Renan pede que líderes indiquem membros da comissão que vai analisar PEC do Trabalho Escravo

Rocha quer CPI das pesquisas eleitorais

Rocha vai propor nova CPI das pesquisas eleitorais

Rocha apela por indicação de integrantes da CPI das Pesquisas Eleitorais

Tuma pede que líderes indiquem representantes na CPI dos Medicamentos