Sarney propõe regularização de três casas localizadas em Brasília para Mitra Arquidiocesana do DF



Projeto do senador José Sarney (PMDB-AP) que autoriza a União a doar à Mitra Arquidiocesana de Brasília três casas situadas na Quadra 707 da Asa Sul, no Plano Piloto, em Brasília, aguarda decisão terminativa da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se for aprovado na comissão e não houver recurso dos senadores o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados.

Sarney justifica na proposta que pretende apenas regularizar a situação dos imóveis, ocupados pela Mitra há 42 anos, e que foram destinados à instituição pela Caixa Econômica Federal durante o governo de Israel Pinheiro, no Distrito Federal, a pedido do presidente da República na época, Juscelino Kubitschek. JK, segundo o senador, queria a Igreja Católica vinculada ao projeto arquitetônico e urbanístico da cidade e instalou provisoriamente a Arquidiocese nos imóveis citados.

-A promessa da concessão da propriedade das três casas nunca foi cumprida. Por outro lado, a Arquidiocese jamais foi convocada a assinar qualquer documento para pagar aluguel com cláusula de opção de compra ou escritura de compra e venda com prazo de trinta anos, as modalidades usuais de ocupação de imóveis públicos na década de 60 - argumenta o senador, ressaltando que tal comportamento sugere a intenção da doação que está defendendo na proposta.



13/09/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney propõe isenção fiscal para três entidades culturais

Roseana Sarney propõe homenagem às três raças formadoras do povo brasileiro

Incra discute regularização quilombola em Brasília

Marina Silva propõe criação de subcomissão na CDH para acompanhar regularização fundiária na Amazônia

Marina Silva propõe fiscalizar regularização fundiária da Amazônia

MP que concede R$ 1 bilhão para empresas localizadas em estados atingidos por enchentes tranca pauta do Senado