Sarney rebate críticas de Jarbas Vasconcelos a ofício encaminhado ao Ministério da Justiça



O presidente do Senado, José Sarney, rebateu, em Plenário, nesta terça-feira (10), críticas feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) a ofício encaminhado por seu gabinete ao Ministério da Justiça pedindo a abertura de inquérito, pela Polícia Federal, para verificar denúncias do senador pernambucano de que estaria sendo vítima de espionagem.

Relendo em Plenário o ofício enviado ao Ministério da Justiça, Sarney negou ter atribuído ao senador pernambucano a acusação de que o PMDB teria contratado uma empresa para espioná-lo. De acordo com Sarney, o ofício apenas conteria informações transcritas da revista Veja desta semana, que publicou a denúncia.

- Em nenhum momento eu aludi que o senador Jarbas Vasconcelos tivesse feito essas acusações. O único fato [contido no ofício] é essa divulgação da revista Veja. Como estamos vendo, eu mando apurar o que a revista divulga. É esse o objetivo da apuração, no interesse dos senhores senadores - disse.

Em aparte, o líder do PSDB Arthur Virgílio (AM), manifestou seu apoio a Sarney, mas, o censurou por, em sua opinião, não ter conversado com Jarbas Vasconcelos para verificar a possibilidade de mais alguma providência que o senador pernambucano pudesse julgar necessária.

- Então, houve uma quebra de comunicação, que talvez merecesse uma ligeira autocrítica de V. Exª, a par do elogio que V. Exª merecesse receber, pelas medidas corretas que tomou. Mas a quebra de comunicação parece-me que teria havido sim - disse Arthur Virgílio.

Em seguida à manifestação de Arthur Virgílio, Sarney, reconhecendo a procedência da crítica formulada pelo líder tucano, desculpou-se pela falha, lembrando que, devido à urgência requerida pelo caso, teve o cuidado apenas de elaborar imediatamente o ofício e encaminhar cópia para o gabinete de Jarbas Vasconcelos a fim de que este tomasse conhecimento das medidas tomadas.

O senador Mário Couto (PSDB-PA), agradecendo a Sarney pela tomada de medidas para a proteção de sua vida, disse ter "certeza absoluta" de que todas as ações do presidente da Casa se deram dentro das melhores intenções de defender o senador Jarbas Vasconcelos bem como todo o Senado.



10/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos mantém críticas feitas ao PMDB

Jarbas Vasconcelos rebate declaração de Lula de que há uma torcida pelo agravamento da crise

Jarbas Vasconcelos faz criticas ao governo e defende Lei de Responsabilidade Fiscal

Jarbas Vasconcelos apoia críticas de Joaquim Barbosa a políticos

Jarbas Vasconcelos faz duras críticas ao governo de Dilma Rousseff

Para Jarbas, ofício de Sarney distorce suas declarações à 'Veja'