Sarney recebe carta com responsabilidades socioambientais de jovens de 52 países
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quinta-feira (10) uma delegação de jovens que discutiram as mudanças socioambientais na Conferência Internacional Infanto-Juvenil - Vamos Cuidar do Planeta. Eles trouxeram ao Senado uma Carta de Responsabilidades, em que assumem o compromisso de adotar ações para estimular hábitos ecologicamente sustentáveis em suas comunidades.
No documento, os jovens assumem encargos como sensibilizar pessoas sobre o uso eficiente de água, energia e recursos biológicos; reduzir a poluição da água, contando com o apoio de governos, empresas e agricultores; estimular a redução de gases causadores do efeito estufa; e fomentar a política dos 5Rs - refletir, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar - adotando-a para a vida cotidiana e disseminando-a entre outros.
Participaram da conferência 400 jovens e adolescentes de 12 a 15 anos, de 52 nações que falam português, inglês, francês e espanhol. Para o encontro com Sarney, vieram 39 crianças de países como Indonésia e Filipinas e de nações integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Uma das participantes foi Danielle Balduíno, de 14 anos, moradora de Campo Limpo (SP). Ela foi uma das escolhidas para integrar o grupo - selecionada durante a conferência nacional, em 2009, graças a projeto de sua autoria para estimular a coleta de papel e a construção de esculturas a partir desta matéria prima. Ela elogiou o encontro e salientou a troca de experiências entre os jovens de tão diversas culturas.
- Eu aprendi demais e quero repassar tudo para a minha escola - disse.
A Conferência Internacional foi realizada entre 5 e 10 deste mês, em Luziânia (GO).
10/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fátima Cleide recebe carta em defesa dos direitos de jovens indígenas
Participantes da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente entregam carta de responsabilidades
Jovens debatem questões socioambientais
Vanessa Grazziotin: Países têm responsabilidades diferentes quanto ao desenvolvimento sustentável
Sarney recebe dirigente chinês e diz que relações entre os dois países são especiais
Sarney recebe convite para encontro entre países que fazem fronteira com o Norte do Brasil