Fátima Cleide recebe carta em defesa dos direitos de jovens indígenas



Um grupo de indígenas de sete estados foi ao gabinete da senadora Fátima Cleide (PT-RO), nesta quinta-feira (20), para entregar um documento em defesa dos direitos de adolescentes e jovens indígenas. A senadora representou a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas.

Na carta entregue à Fátima Cleide, os indígenas pedem oportunidade de acesso ao ensino superior e a criação de um núcleo de educação indígena federal, que seria responsável por gerenciar recursos da educação desse grupo social. O documento também pede a contratação de agentes de saúde para as tribos, o financiamento de campanhas de educação sexual voltadas aos jovens, geração de empregos nas comunidades e respeito à demarcação de terras.

- Vamos continuar a luta de nossos ancestrais - disse o xavante Czeresaró, que criticou o que ele vê como preconceito dispensado aos índios em hospitais.

Fátima Cleide lembrou que o presidente Lula visitará amanhã a cidade de São Gabriel da Cachoeira, no noroeste do Amazonas, para assinar o que ela chamou de"PAC indígena", que prevê investimentos na área do saneamento e saúde da população indígena.

Os indígenas presentes ao encontro participam do 2º Encontro Nacional dos Povos da Floresta, que começou na última terça-feira (18) e vai até domingo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.



20/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fátima Cleide comunica realização de seminário sobre povos indígenas

Fátima Cleide pede apoio para a Conferência dos Povos Indígenas

Fátima Cleide registra posse do Conselho dos Direitos da Mulher

Fátima Cleide defende direitos dos índios da reserva Raposa Serra do Sol

Fátima Cleide reclama de falta de avanços internacionais nos direitos humanos

Fátima Cleide pede aprovação de projetos em defesa de crianças e adolescentes