Sarney recomenda concentração na reforma previdenciária



Reunido nesta terça-feira (11) com nove governadores, o presidente do Senado, José Sarney, pediu a unificação de esforços para que o Senado vote agora a proposta de reforma previdenciária, deixando para depois a reforma tributária. Estiveram com o presidente do Senado os governadores João Alves, de Sergipe; Jarbas Vasconcelos, de Pernambuco; Lúcio Alcântara, do Ceará; Ronaldo Lessa, de Alagoas; Vilma de Farias, do Rio Grande do Norte; José Reinaldo, do Maranhão; Simão Jatene, do Pará; Aécio Neves, de Minas Gerais; e o vice-governador da Bahia, Heraldo Tinoco.

De acordo com o governador Lúcio Alcântara, o presidente do Senado pediu que se cuide de um problema de cada vez.

- Ele disse que a hora é de cuidar da reforma previdenciária, onde os pontos de discórdia já estão bem identificados. Isso sem negligenciar os movimentos que estão sendo tomados até se chegar a um consenso, reduzir ao máximo os pontos de atrito e aí poder votar também a reforma tributária - disse o governador do Ceará, ao final do encontro.

Lúcio Alcântara disse também que Sarney não considera sensato misturar as duas reformas. O governador Ronaldo Lessa confirmou que o presidente do Senado pediu que se concentre esforços em uma reforma de cada vez, e acrescentou que a idéia foi bem recebida por todos os governadores presentes à reunião.

Com relação à criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento para compensar as perdas dos estados, Lúcio Alcântara disse que a idéia agrada à maioria dos governadores. Ele disse que os estados estão abrindo mão do direito de legislar sobre impostos e de atrair a instalação de empresas, mediante a concessão de favores fiscais.

- A única compensação que estamos vislumbrando é esse fundo para as regiões menos desenvolvidas do país - disse o governador do Ceará.



11/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson Péres recomenda reforma previdenciária justa

Sarney acredita que até outubro Senado vota a reforma previdenciária

Augusto diz que reforma tributária não acaba com a concentração de renda

CAS vai debater com ministro a reforma previdenciária

Tebet cobra mudanças na reforma previdenciária

Seminário internacional debate reforma previdenciária