Sarney representa Dilma no bicentenário da independência do Paraguai
O presidente do Senado, José Sarney, embarca nesta sexta-feira (13) para o Paraguai, representando a presidente Dilma Rousseff nas celebrações do bicentenário de independência daquele país que acontecem no fim de semana. Ele será acompanhado pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.
- A presidente me convidou para chefiar a delegação brasileira porque ela não pode ir por recomendação médica - explicou Sarney.
A equipe de Roberto Kalil, que atende a presidente, desaconselhou-a a viajar de avião seis horas até Assunção com medo de uma recaída da pneumonia. Dilma está convalescente desde o retorno da China, há duas semanas.
Sarney chegará naquele país logo após a aprovação pelo Congresso do reajuste das tarifas pagas ao Paraguai pela energia de Itaipu.
- O tratado de Itaipu já foi votado e evidentemente foi um passo importante para fortificar as relações entre Brasil e Paraguai. A usina de Itaipu é, sem dúvida alguma, o compartilhamento de uma união que nós temos que manter para sempre. Acho que o Brasil agiu bem na revisão que fez. Nem nós demos o que eles pediram, nem tivemos qualquer prejuízo - argumentou o parlamentar.
Questionado sobre a possibilidade de o reajuste ser repassado aos consumidores brasileiros, Sarney lembrou que o Tesouro Nacional deverá arcar com a diferença de preço.
- Esse ano, por exemplo, a negociação prevê que o aumento seja pago pelo tesouro do Estado e não pelos consumidores de energia - assinalou.
Tratado
O Senado aprovou nesta quarta-feira (11), em votação simbólica no Plenário, o projeto de decreto legislativo (PDS 115/11) que acata o texto que trata das bases financeiras da revisão do Tratado de Itaipu, firmado pelo Brasil e o Paraguai em 1º de setembro de 2009. Essa alteração no Tratado de Itaipu eleva de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões anuais a quantia paga pelo Brasil ao Paraguai pela cessão de energia de Itaipu.
13/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney participa de comemorações dos 200 anos de independência do Paraguai
CCJ aprova criação de Comissão Especial do Bicentenário da Independência
Aberta sessão que marca o bicentenário da independência do Judiciário do país
Patriota viaja a Caracas para o Bicentenário da Declaração de Independência da Venezuela
Marco Maciel propõe que comecem já preparativos para o Bicentenário da Independência
Aprovada proposta de comissão para preparar comemoração do Bicentenário da Independência