Sarney: Senado cortou gastos e reduziu pessoal, sem perder qualidade
O Senado extinguiu 500 cargos de sua estrutura administrativa, reduzindo consideravelmente os gastos nos últimos anos, sem comprometer a qualidade dos serviços. A afirmação é do presidente do Senado, José Sarney, durante solenidade para recepcionar os novos servidores concursados da Casa, nesta segunda-feira (14) - são 346 novos funcionários, que preenchem vagas deixadas por servidores que se aposentaram.
- Havia 1.200 vagas em aberto nos últimos anos, decorrentes principalmente de aposentadorias. Deste total, extinguimos 500 e acabamos de contratar 346 por concurso público. Por enquanto, não há previsão de novos concursos, porque estamos em processo de uma reforma administrativa da Casa - afirmou Sarney.
O presidente disse ainda que o Senado precisa votar o Plano de Cargos e Salários, pois o da Câmara já foi aprovado e enviado à sanção do presidente da República e não pode haver discrepância salarial entre as duas Casas do Legislativo.
- Minha orientação era de que os dois planos fossem votados no mesmo dia, mas eu estava no exterior e, infelizmente, o plano da Câmara foi posto em votação e aprovado sem o do Senado.
O presidente José Sarney também elogiou o processo eleitoral em curso e os candidatos José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV). Ele considera que a campanha está transcorrendo em alto nível, no plano das idéias e da comparação de programas de governo.
- Estamos presenciando um processo bonito, em que cada um expõe suas idéias e projetos, sem agressões, e deixam as questões pessoais fora do debate - frisou. Sarney disse ainda que o processo democrático brasileiro está cada vez mais maduro "e todos nós amadurecemos juntos com isso".
Cezar Motta / Agência Senado
14/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
ADEMIR: AJUSTE FISCAL CORTOU GASTOS SOCIAIS
SENADO APRECIA MODIFICAÇÕES NAS REGRAS PARA GASTOS COM PESSOAL
Bancada do PT propõe redução de gastos com pessoal e extinção de órgãos do Senado
Incentivos à cultura, piso salarial para saúde e limitação a gastos com pessoal são destaques em votações do Senado
Em nota, diretoria-geral do Senado afirma que atos assinados por Sarney não tratavam de movimentação de pessoal
Canais podem ter melhor transmissão sem perder qualidade