Sarney será homenageado pela Polícia Federal



Representantes de entidades de classe da Polícia Federal estiveram nesta quarta-feira (30) no Senado para convidar o presidente da Casa, José Sarney, para a solenidade em comemoração ao 67º aniversário da instituição - completados no último dia 28. O evento será realizado a partir das 19h30 de hoje no restaurante Oca da Tribo, em Brasília. Na ocasião, Sarney deverá ser condecorado com a medalha "Deferência Policial Federal", principal honraria da instituição.

O nome de Sarney foi escolhido durante reunião das entidades de classe em razão de serviços prestados à Polícia Federal. Segundo o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal (Sindepol), Joel Zarpellon Mazo, Sarney tem contribuído para o desenvolvimento da instituição desde o período em que ocupou a presidência da República.

- Ela [a PF] só é o que é hoje em virtude de homens como ele e pelo que fizeram pela instituição - disse Mazo.

Em 28 de março de 1944, foi criado o Departamento Federal de Segurança Pública, embrião da atual Polícia Federal. À época, a instituição atuava apenas nos limites do Rio de Janeiro, quando a cidade era a capital do país. Em 16 de novembro de 1964, o DFSP recebeu atribuições para atuar em todo o território nacional e, em 1967, teve o nome mudado para Departamento de Polícia Federal.



30/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


(Flash) - Covas é homenageado pela Polícia Militar Rodoviária

PSDB será homenageado em sessão do Congresso pela passagem de seus 20 anos de fundação

Sarney recebe delegados da Polícia Federal

Ministro da Justiça explica a Sarney operação da Polícia Federal no TCU

Maluf é indiciado pela Polícia Federal

Perícia da Polícia Federal será entregue às 17h