Saturnino deixa PSB e defende candidatura de Lula
O senador Roberto Saturnino (RJ) anunciou nesta terça-feira (26) seu desligamento do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Apesar de não ter anunciado oficialmente uma nova filiação partidária, o senador elogiou as experiências administrativas do PT e defendeu a união dos partidos de esquerda em torno do pré-candidato petista à Presidência, Luiz Ignácio Lula da Silva. A decisão do PSB de lançar uma candidatura própria - a do governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho - foi, aliás, uma das razões apresentadas pelo senador para deixar o partido.
- A possibilidade de uma grande coligação dos partidos de esquerda foi rompida justamente pelo PSB, que joga sobre si a responsabilidade de uma perda de oportunidade de transformarmos o país - avaliou o senador. Para Saturnino, a lógica indica que o PT, por ser o maior e mais bem estruturado dos partidos de oposição, deve indicar o cabeça da chapa. "Os partidos poderiam ter tentado um acordo, mas preferiram cuidar de seus interesses", disse o senador ao admitir as dificuldades de um acordo a poucos meses das eleições.
Mesmo sem citar o governador Garotinho, o senador fez duras críticas ao pré-candidato do PSB: "A candidatura é prematura, insensata e tola. Essa decisão do PSB é perigosa e pode ser responsável pela manutenção da atual política econômica, que privilegia a parcela mais rica da população", disse.
O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) lamentou a decisão de Saturnino e, mesmo sem discutir as razões do parlamentar fluminense, disse que as discordâncias poderiam ter sido apresentadas nas instâncias internas do partido. "O PSB preferiu a candidatura Garotinho achando que ela fortalece a legenda diante da adoção futura da cláusula de barreira", explicou Valadares.
Os petistas José Eduardo Dutra (SE) e Geraldo Cândido (RJ) elogiaram a atuação parlamentar de Saturnino. Dutra lamentou a falta de consenso que permitisse aos partidos de esquerda uma candidatura única. Os peemedebistas Maguito Vilela (GO) e Casildo Maldaner (SC) também fizeram elogios ao senador do Rio de Janeiro. Maguito aproveitou para defender a filiação de Saturnino ao PMDB.
26/02/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sibá Machado defende candidatura de Lula à reeleição
César Borges defende cassação de registro de candidatura de Lula
Saturnino defende política externa de Lula e acusa FHC de mentir ao falar em falência do Mercosul
Roriz desiste da candidatura, mas deixa polêmica no ar
Lula reafirma em São Bernardo que deixa a Presidência, mas não a política
Brizola acena com apoio a Lula e deixa Ciro constrangido