Saturnino destaca postura do governo brasileiro em defesa dos migrantes



O drama vivido pelos migrantes em todo o mundo foi lembrado pelo senador Roberto Saturnino (PT-RJ), nesta quarta-feira (21), um dia após a celebração do Dia Mundial do Refugiado. O parlamentar também aproveitou a passagem da Semana do Migrante, celebrada de 18 a 25 de junho, para elogiar a proposta a ser apresentada pelo governo brasileiro em evento promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, para discutir migrações e desenvolvimento.

De acordo com Saturnino, o governo Luiz Inácio Lula da Silva deverá condenar a tese de criminalização das migrações irregulares e adotar uma postura de defesa dos direitos humanos dos migrantes. Outra medida considerada importante é a elaboração de anteprojeto da Lei Geral de Migração, que irá substituir o Estatuto do Estrangeiro. Atualmente, mais de quatro milhões de brasileiros residem no exterior, enquanto o país acolhe um milhão de estrangeiros, dos quais três mil são refugiados.

- A tendência de criminalizar a migração é algo que preocupa a humanidade como um todo. Assim, gostaria de ressaltar a importância e a postura adequada do governo brasileiro - declarou.



21/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Simon elogia postura de Saturnino

Saturnino destaca empenho do governo em integrar América do Sul

Saturnino destaca realizações do governo Lula no Nordeste

Saturnino destaca contribuição do governo Lula para a justiça social

SUPLICY CONDENA POSTURA PASSIVA DO EMPRESARIADO BRASILEIRO

Desenvolvimento da indústria de defesa da Angola terá apoio do governo brasileiro