Saturnino diz que críticas ao Mercosul visam favorecer a Alca
Ao registrar que no último final de semana realizou-se em Córdoba, Argentina, a primeira reunião de cúpula do Mercosul com a presença do novo país-sócio, a Venezuela, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) rebateu reportagens sugerindo que o bloco econômico sul-americano esteja decadente. Na sua avaliação, tais notícias são patrocinadas pelos que querem o fim do Mercosul para que a Área de Livre Comércio das Américas (Alça) possa ressurgir como a única forma de viabilizar os países da América do Sul.
- Ao contrário de quase tudo o que sai na nossa imprensa criticando o Mercosul e anunciando sua dissolução, a reunião reafirmou o propósito de integração e desenvolvimento de projetos importantes de integração física e nas áreas de transporte e energia, especialmente a construção de um gasoduto, que interessa a todos os países do continente - afirmou Saturnino.
A participação na reunião de cúpula do Mercosul, pela primeira vez, de representantes da sociedade civil organizada, foi considerada pelo senador fluminense como uma demonstração de que a população dos países envolvidos está consciente da importância do sucesso do bloco econômico. Ele também saudou a eleição do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) como presidente da comissão que viabilizará a implementação do parlamento sul-americano.
Saturnino também analisou a suspensão, por tempo indeterminado, da chamada Rodada de Doha, após o fracasso da tentativa de um acordo com relação a tarifas e subsídios agrícolas. Ele reconheceu que a atitude dos Estados Unidos e dos países europeus, que inviabilizaram o sucesso da negociação, é compreensível, já que estão apenas defendendo seus interesses.
- Nós brasileiros não soubemos defender os nossos. Desde o governo Fernando Collor os sucessivos governos abriram as barreiras de proteção da nossa economia de forma indiscriminada e sem compensação. Isso prosseguiu até que chegou o governo do presidente Lula, que por ter consciência dessa situação, está procurando no aprofundamento da integração com os países sul-americanos uma forma de defesa econômica mais confiável - opinou Saturnino.25/07/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão do Mercosul debaterá a ALCA e o Mercosul
Saturnino denuncia ação do FMI para estabelecer o "Império da Alca"
Saturnino: acordo da Argentina com o FMI poderá apressar adesão à Alca
Roberto Saturnino defende plebiscito sobre adesão à Alca
Saturnino quer plebiscito para avaliar suspensão de participação do Brasil na Alca
Povo é quem deve decidir sobre o ingresso do Brasil na ALCA, diz Saturnino