Saturnino diz que segurança pública é dever comum dos governos federal e estaduais



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) disse nesta quarta-feira (8), em discurso no Plenário, que a segurança pública é dever comum dos governos federal e estaduais. Saturnino fez a afirmação em resposta ao senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), que momentos antes havia responsabilizando o governo federal pelo aumento da violência e da criminalidade no Rio de Janeiro. Saturnino disse compartilhar das mesmas preocupações do líder do PSDB no tocante ao problema, observando que o governo federal tem feito a sua parte, mas não tem recebido contrapartida do governo estadual.

Saturnino anunciou que o governo federal vai liberar ainda nesta quinta-feira (9) R$ 140 milhões para a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro comprar equipamentos e tomar as primeiras providências para implementação da Força Nacional de Segurança Pública - equipe formada pela elite da polícia, especialmente treinada para agir em momentos de crise.

Em aparte, o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) também lamentou a situação de violência pela qual passa o estado há tanto tempo. Para o senador Sibá Machado (PT-AC), nenhum governo estadual tratou de maneira eficaz o problema, que, a seu ver, deveria ser solucionado pela inteligência da Polícia e não pelo Exército.

08/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governos do Estado e federal anunciam ações conjuntas na área da segurança pública

Ideli lamenta impasse entre governos federal e paulista na questão da segurança pública

Paim conclama governos federal e estaduais a dialogarem com os grevistas

Governos federal, estaduais e municipais trabalharão juntos para acelerar obras da Copa

SATURNINO VÊ VULNERABILIDADE CONSTRUÍDA POR VÁRIOS GOVERNOS

Saturnino: governos de Brasil, Venezuela e Bolívia não são populistas