SATURNINO ELOGIA NOMEAÇÃO DE BOTAFOGO PARA O ITAMARATY
- Mais uma vez, o governo dá mostras do seu interesse no fortalecimento do Mercosul, ao designar um dos quadros mais competentes e brilhantes de que dispõe o Itamaraty - afirmou.
Roberto Saturnino aproveitou para criticar o que chama de "política de desmonte do estado brasileiro", que, segundo ele, vem trazendo prejuízos à tradição de qualidade do Itamaraty. O senador atribuiu a essa política de desmonte e ao aviltamento salarial o episódio que resultou na divulgação, pela própria Secretaria de Comunicação Social do Itamaraty, de uma nota falsa traçando o perfil do novo presidente do Uruguai, Jorge Batlle.
Observando que o episódio demandou a intervenção do próprio presidente Fernando Henrique Cardoso para deixar claro que a nota não expunha o pensamento oficial do governo brasileiro, ele lembrou documento semelhante que igualmente constrangeu o país. Referia-se à nota, igualmente não oficial, divulgada inadvertidamente quando o governo brasileiro foi mediador em conflito diplomático entre o Peru e o Equador, na disputa de uma faixa territorial. "São notas produzidas dentro do Itamaraty, negando sua tradição de qualidade", afirmou.
07/02/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
LUIZ ESTEVÃO ELOGIA NOMEAÇÃO DE JUÍZA
Celso Lafer elogia estrutura do Itamaraty
GILBERTO MIRANDA ELOGIA ATUAÇÃO DO ITAMARATY
Jucá elogia Itamaraty e destaca importância da diplomacia
Mercadante elogia ação do Itamaraty em episódio em Honduras
Walter Pinheiro elogia atuação de Romero Jucá e saúda nomeação de novo líder