Saturnino: governo vai iniciar reforma agrária ainda este ano
O governo já tomou a decisão de iniciar, ainda este ano, o processo de desapropriação e de assentamento de terras para que o país possa ter a reforma agrária, que terá uma velocidade como nunca ocorrida em toda a história do Brasil, informou da tribuna nesta quarta-feira (7) o senador Roberto Saturnino (PT-RJ).
Falando em nome da liderança do PT, Roberto Saturnino salientou que a realização da reforma agrária " é um compromisso" do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele reconheceu, entretanto, que a reforma agrária se encontra atrasada em virtude de restrições fiscal e orçamentária, "em razão da herança que o atual governo recebeu da administração de Fernando Henrique Cardoso".
- Mesmo assim, o compromisso de realizar a tão esperada reforma agrária está reafirmado pelo governo federal - acrescentou Roberto Saturnino, ao aplaudir a decisão de iniciar o processo que, observou, foi sempre postergado por todos os governos ao longo dos séculos.
Sobre as invasões de terras promovidas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), Roberto Saturnino reconheceu a existência do que chamou de "sentimento nacional" contrário às sucessivas invasões, e que vem sendo explorado pela oposição. Mas admitiu que o tema "é explosivo" e que o governo federal apóia governos estaduais que, dentro da lei, reprimem as invasões.
07/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valmir diz que Conselho Nacional de Esporte deve iniciar seus trabalhos ainda este mês
Sérgio Guerra: "Este governo não tem competência nem para fazer reforma agrária"
SENADO DISCUTE REFORMA DO JUDICIÁRIO AINDA ESTE ANO
Valadares pede votação da reforma política ainda este ano
Roseana prevê aprovação da reforma tributária ainda este ano
Reforma administrativa do Senado pode ser votada ainda este ano