Valmir diz que Conselho Nacional de Esporte deve iniciar seus trabalhos ainda este mês



O senador Valmir Amaral (PMDB-DF), que foi indicado para integrar o Conselho Nacional de Esportes (CNE), disse nesta terça-feira (2) que o ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, informou que o conselho deverá ser instalado "até o final deste mês". Criado pelo Poder Executivo em abril deste ano, o CNE tem por objetivo desenvolver programas que promovam a massificação planejada da atividade física para toda a população, bem como a melhora dos padrões de organização, gestão, qualidade e transparência do desporto nacional.

Além de dois deputados e um senador, o CNE terá, entre os 11 membros de sua composição, o ministro do Esporte e Turismo - a quem será facultado rejeitar as proposições aprovadas pelo CNE - e um representante para cada um dos seguintes ministérios: Justiça, Educação, Trabalho e Emprego e Relações Exteriores, entre os 11 membros que o comporão.

Amaral ressaltou que o esporte está em alta no Brasil, pela recente conquista do pentacampeonato mundial de futebol. O senador integrou o grupo de autoridades que no início desta tarde recepcionou os jogadores da seleção pentacampeã na rampa do Palácio do Planalto, durante a visita que os jogadores fizeram ao presidente da República.

- Esse penta não podia ter chegado em melhor hora. O povo brasileiro anda preocupado, com a auto-estima em baixa. Essa vitória vai dar mais ânimo à população, até para vencer as dificuldades da nossa economia - opinou o senador. Ele lembrou que os jogadores Kaká e Lúcio, que hoje integram a seleção, começaram a jogar futebol no Distrito Federal.

Como parte das suas atividades no CNE, Valmir Amaral disse que pretende acompanhar os eventos que integram o calendário nacional esportivo e turístico. Com essa experiência, ele pretende colaborar na formulação da política de integração entre o esporte e o turismo, visando o aumento da oferta de emprego, como estabelece o decreto que instituiu o conselho.

Na Comissão de Educação (CE), de que é um dos membros, o senador informou que pretende contribuir para tornar a prática de esportes acessível à maioria da população. A seu ver, muitos jovens que se encontram fora do mercado de trabalho poderão encontrar uma oportunidade, evitando o caminho da violência.

Como titular da Comissão de Fiscalização e Controle (CFC), Valmir Amaral considera a possibilidade de solicitar o comparecimento de dirigentes e autoridades para prestarem esclarecimentos sobre fatos e episódios apontados pelo relatório final que o senador licenciado Geraldo Althoff (PFL-SC) apresentou à CPI do Futebol no primeiro semestre legislativo deste ano.



02/07/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro do Esporte diz que Lei Geral da Copa deve ser votada ainda este ano na Câmara

Saturnino: governo vai iniciar reforma agrária ainda este ano

Integração Nacional diz que cartão para calamidades públicas deve entrar em uso ainda este mês

CPI do Transporte Público deve iniciar trabalhos já em fevereiro

Simon diz que, se continuarem as brigas, a CPI dos Cartões Corporativos deve encerrar seus trabalhos

CMN deve regulamentar tarifas de cartões de crédito ainda este ano