Saturnino nega que governo federal discrimine o Rio de Janeiro



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) citou levantamento publicado pelo jornal O Globo segundo o qual os investimentos públicos e privados programados e anunciados em 2004 para o estado do Rio de Janeiro chegam a US$ 6,8 bilhões, afirmando que o governo federal não discrimina o estado. Ele explicou que, do total de recursos, cerca de US$ 5 bilhões deverão ser investidos pela Petrobras e parceiros para a construção de uma refinaria petroquímica.

Segundo o senador, o levantamento do jornal apontou o Rio de Janeiro como o segundo estado na hierarquia dos que receberão mais investimentos este ano, somente abaixo de São Paulo. Ele destacou que a construção da refinaria em Itaguaí, próximo ao Porto de Sepetiba, é o primeiro passo para que o estado possa ver concretizado o sonho de sediar um pólo petroquímico.

- Essa notícia é importante porque revela a tendência de recuperação da economia fluminense, que vem apresentando índices de regressão preocupantes. O fato de o maior investidor ser a Petrobras desmente cabalmente e de forma completa e absoluta toda a hipótese de discriminação, toda a denúncia falsa e vazia de que o Rio de Janeiro vem sendo maltratado e desprezado pelo governo federal - afirmou Saturnino.

Para que a construção da refinaria possa ser realizada o mais rapidamente possível, Saturnino pediu o apoio de toda a bancada fluminense do Congresso. Na sua avaliação, o Rio de Janeiro é credor do governo federal de uma dívida antiga, que vem desde a mudança da capital para Brasília. Ele lembrou que desde aquela época alguns compromissos foram assumidos e jamais cumpridos.

Saturnino também pediu a união da bancada federal do Rio em torno da conclusão do Porto de Sepetiba e da construção de acessos rodoviário e ferroviário àquele porto. E alertou sobre a necessidade do governo garantir financiamento para a construção naval, para que a marinha mercante brasileira possa ressurgir.



07/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo apresenta iniciativas do Governo Federal no Rio de Janeiro

Governo federal vai estudar redução da pobreza no campo no Rio de Janeiro

SUPLICY: CULPA PELO CAOS NO RIO DE JANEIRO É DO GOVERNO FEDERAL

Governo federal assina termos de cooperação com Rio de Janeiro para obras olímpicas

Brizola nega que Saturnino tenha sido coagido a dividir mandato

Governo federal e lideranças indígenas do médio Xingu terão nova rodada de negociação em janeiro