Saturnino pede que governo interfira em favor da Varig



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) fez um apelo ao governo federal para que intervenha favoravelmente à Varig, com soluções concretas para as dificuldades financeiras por que passa a companhia. Ele anunciou que, segundo o jornal O Globo desta terça-feira (18), o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio, que acompanha o processo de recuperação judicial da Varig, descartou a falência imediata da companhia.

VEJA MAIS

O parlamentar também destacou artigo do advogado dos Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), Jorge Lobo, que, na sua avaliação, comprova a viabilidade da empresa aérea, demonstrando maneiras efetivas para sua recuperação.

Saturnino lembrou ainda que, ao longo da história brasileira, a Varig, embora seja uma empresa privada, atuou por diversas vezes em consonância com os interesses do Estado, servindo regiões economicamente inviáveis, em parceria com a Infraero.

- A crise da Varig é uma preocupação de todo o povo brasileiro. A companhia sempre atendeu aos apelos da nação brasileira e, agora, é mais do que justo que a nação brasileira faça seus apelos ao governo. Não se trata de uma empresa qualquer - disse o senador.

Em aparte, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) lembrou que o governo americano, por meio de uma lei proposta pelo presidente George Bush, interveio para socorrer companhias aéreas americanas atingidas pela crise internacional do setor, após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Ele ainda recordou a respeitabilidade conquistada internacionalmente pela Varig, destacando que a experiência é um bem valioso, que "não se constrói da noite para o dia".

Por sua vez, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) se solidarizou com o sofrimento dos funcionários da empresa, também manifestando seu apoio ao pedido para que o governo federal intervenha. Já o senador Paulo Paim (PT-RS), anunciou que diversos parlamentares, entre eles o próprio Saturnino, assinaram um documento que será encaminhado ainda nesta terça-feira à Mesa do Senado, declarando apoio à companhia aérea.



18/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges critica planos de saúde e pede que governo interfira na 'guerra' entre operadoras e médicos

Jucá pede que governo fiscalize fusão Varig-TAM

Simon pede ao governo que decrete intervenção na Varig

Crivella pede que governo pague o que deve aos aposentados da Varig

Crivella pede que governo pague o que deve aos aposentados da Varig

Demóstenes pede que ministro das Comunicações interfira em negociações entre entidades filantrópicas e a Oi