Saturnino propõe diálogo para impasse no Rio



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) propôs o diálogo como forma de se encontrar a saída para a crise financeira do estado do Rio de Janeiro. Saturnino considera o bloqueio de arrecadação do ICMS uma violência, mas pondera que deve haver um instrumento para garantir o pagamento das dívidas com a União.

Segundo o senador, a iniciativa da União de bloquear R$ 86 bilhões do Rio de Janeiro para garantir o pagamento de duas parcelas da dívida do estado, vencidas no final do ano passado, não é uma atitude correta, porque o estado estava contando com a arrecadação e, de repente, se vê privado de recursos indispensáveis para pagar seu próprio funcionalismo. Por outro lado, se o governo federal não tiver um instrumento para obrigar os estados a cumprirem os compromissos da dívida, nenhum estado pagará mais, observa.

O contrato de renegociação das dívidas dos estados com a União prevê o bloqueio automático das receitas caso o pagamento da prestação não seja feito na data prevista, como aconteceu com o governo do Rio de Janeiro, que conseguiu desbloquear parte do dinheiro por meio de uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). Para resolver o impasse, Saturnino defendeu uma imediata negociação que satisfaça as necessidades tanto dos estados quanto da União. Ele propôs uma redução do comprometimento da receita estadual com o pagamento da dívida, que hoje é de cerca de 13% da receita líquida.



08/01/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil busca diálogo para encerrar impasse na Síria

Fátima Cleide propõe diálogo para solucionar problemas educacionais

JOSÉ ALENCAR PROPÕE SOLUÇÃO PARA O IMPASSE ENTRE OS GOVERNOS FEDERAL E DE MINAS GERAIS

PARA CONTORNAR CRISE DA MARINHA MERCANTE, SATURNINO PROPÕE FORMAÇÃO DE GRANDE EMPRESA

Suplicy propõe diálogo contra violência em manifestações

Suplicy propõe diálogo de Kátia Abreu com manifestantes do Greenpeace