PARA CONTORNAR CRISE DA MARINHA MERCANTE, SATURNINO PROPÕE FORMAÇÃO DE GRANDE EMPRESA



O senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) fez nesta sexta-feira (dia 15) um apelo para que o governo tome a iniciativa de estimular os empresários do setor da Marinha Mercante a constituírem uma empresa de grande porte, com ou sem a participação de capitais externos, em condições de competitividade internacional. Ele lembrou que a marinha mercante brasileira que já transportou 40% das exportações hoje não transporta mais de 3%.
- O governo deve considerar a possibilidade de estimular a constituição de uma empresa forte, tendo como núcleo os petroleiros da Portonave (Petrobrás) e os graneleiros da Pronave (Vale do Rio Doce), capazes de transportar cargas gerais e específicas - sugeriu o senador.
Na sua opinião, esta é a única maneira de reerguer a Marinha Mercante e os estaleiros brasileiros. Saturnino lembrou que a indústria naval brasileira, que em tempos mais ou menos recentes era considerada a segunda maior do mundo, não terá chances "dentro dessa lógica capitalista baseada na concentração", se a área oficial não entender que precisa investir, sem perda de tempo, na formação dessa grande empresa.
- Minha preocupação é que o Brasil está na contra-mão desse processo de concentração. Enquanto ontem mesmo, no Japão, dois grandes bancos se fundiram para formar a maior instituição financeira do planeta, aqui no Brasil o governo divide as empresas de telecomunicações para vende-las mais facilmente! - protestou.
Saturnino informou que depois do primeiro pronunciamento que fez sobre o assunto recebeu cartas de pessoas interessadas, e frisou que estava dando continuidade a uma tentativa de analisar o que está acontecendo com esse importante setor da economia nacional. O senador disse estar empenhado em introduzir o tema Marinha Mercante na pauta das discussões dos grandes problemas nacionais.
O parlamentar aplaudiu iniciativa de um grupo de estudiosos que está promovendo o ciclo de palestras e debates O Rio Pensa o Brasil, todas as sextas-feiras, no Rio de Janeiro. Ele observou que, por enquanto, os temas abordados no ciclo são de âmbito nacional, "mas, na medida em que a iniciativa se firmar vamos procurar introduzir assuntos mais específicos, como a questão da Marinha Mercante". O senador pediu a transcrição de palestra realizada no ciclo pelo economista José Carlos Assis, intitulada "Por uma política radical de pleno emprego".

15/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


SATURNINO DEFENDE REATIVAÇÃO DA MARINHA MERCANTE BRASILEIRA

Listadas prioridades para recursos da Marinha Mercante

Transpetro abre 342 vagas para oficiais da Marinha Mercante

Comissão discute isenção do pagamento de adicional para a Marinha Mercante

Fundo da Marinha Mercante aprova R$ 2,2 bi em projetos

Rocha destaca trabalho da Marinha Mercante