Saturnino quer limitar reajuste das tarifas de serviços públicos



Com a finalidade de evitar tarifas abusivas de serviços públicos, o senador Roberto Saturnino (PSB-RJ) apresentou projeto de lei limitando o reajuste dessas tarifas à variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), durante o período antecedente ao último reajuste tarifário.

Em sua justificação, o senador argumenta que as agências reguladoras têm concedido reajustes excessivos, muito superiores à inflação, às empresas concessionárias de serviços públicos que foram privatizadas, prejudicando a população.

- Um exemplo escandaloso dessa política ocorreu com o último reajuste de 20,59% na tarifa de energia elétrica, concedido à Light, no Rio de Janeiro, no final do ano passado. Na prática, o governo obrigou o consumidor a reduzir seu consumo e depois elevou as tarifas para manter a lucratividade da empresa - protestou Saturnino.

Para o senador pelo Rio de Janeiro, esse procedimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) choca-se com as exigências constitucionais que preconizam a manutenção de serviços públicos adequados, com "tarifas que não oprimam o consumidor".Saturnino observou que a escolha do IPCA como medida da inflação segue a orientação do próprio governo, que utiliza esse índice para definir metas da inflação no acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O projeto prevê que, no caso de a adoção dessa política de preços levar a desequilíbrios econômicos ou financeiros nos contratos de concessão, caberá ao poder concedente tomar as providências para manter o equilíbrio inicial acordado.

A proposta de Roberto Saturnino está em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em regime de decisão terminativa.



15/01/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino quer limitar reajuste das tarifas de serviços públicos

Saturnino quer limitar reajuste das tarifas de serviços públicos

Raupp protesta contra tarifas crescentes dos serviços públicos

Revisão de tarifas de serviços públicos poderá depender de audiência com usuários

SAAD QUER EQUIPARAR SERVIÇOS PÚBLICOS DO ENTORNO AOS DO DF

Mesquita Júnior quer tornar públicos serviços cartoriais