Saturnino reivindica medidas de curto prazo para conter violência no Rio



Embora reconheça que o desmantelamento da criminalidade demanda um processo de longo prazo, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) advoga a adoção de medidas mais urgentes para conter a violência no Rio de Janeiro. Ao debater a questão com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, sugeriu como iniciativas de curto prazo o reforço policial e investimentos de cunho econômico e social.

Saturnino reivindicou tratamento especial para o estado alegando a existência de algumas -especificidades-. Além do esvaziamento econômico iniciado, na década de 1960, com a transferência da capital federal para Brasília, apontou a discriminação -política- no repasse de recursos federais, a alta concentração populacional urbana e -a atitude pragmática de certos governos em fazer vista grossa ao que se passava nos morros desde que o crime não afetasse o asfalto-.

Falando em nome da bancada petista, Saturnino questionou ainda o ministro sobre a legalização dos títulos de posse nas favelas cariocas e o andamento da investigação da Polícia Federal sobre remessa ilegal de dinheiro para os Estados Unidos. Quanto à regularização das propriedades, Márcio Thomaz Bastos explicou que o processo está sob a responsabilidade do Ministério das Cidades. Em relação à operação nos Estados Unidos, informou que está sendo finalizada a coleta de dados por um delegado e um perito da PF.



24/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lindberg cobra iniciativas de curto prazo contra violência

Senadores analisam medidas para conter violência nas escolas

CDH debate medidas para conter violência contra jovens negros

Osmar Dias cobra medidas para conter violência na Grande Curitiba

Lobão admite que prazo é curto para aprovar LDO

PARA IPEA, R$ 30 BILHÕES AO ANO ERRADICAM A POBREZA A CURTO PRAZO