Saturnino vai propor audiência para debater situação financeira da Varig



Ao declarar sua preocupação com notícias sobre a situação financeira da companhia de aviação Varig, o senador Roberto Saturnino (PT-RJ) comunicou que irá apresentar, na reunião da próxima terça-feira (5) da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), requerimento para realização de audiência pública destinada a um debate sobre o assunto. Ele pretende reunir os presidentes da Varig, da Fundação Rubem Bertha, do Comitê de Credores da empresa e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no encontro.

Saturnino contou que a Varig acabou de implementar um ajuste -grave e profundo- em sua estrutura, o que incluiu cortes de custos e despesas e o saneamento financeiro de diversos setores da companhia. Isso tudo, explicou o senador, para fazer frente aos débitos firmados pela empresa com seus principais credores.

- Agora que a empresa de aviação está em condições de satisfazer seus compromissos, as informações dão conta de que o Comitê de Credores está fazendo exigências que são, ao que parece, injustificáveis - disse Saturnino.

Essas novas condições, acrescentou o parlamentar, podem acabar obrigando a companhia a fazer mais ajustes, inclusive o cancelamento dos vôos internacionais. Para o senador, isso acarretaria perdas para a empresa e para os consumidores.

- Por esse motivo é que pedirei uma audiência pública que seja capaz de explicar o que está se passando realmente com a situação econômica da Varig e peço aos meus colegas que aprovem a solicitação em caráter de urgência - declarou o senador.



31/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores discutem situação financeira da Varig

Valadares propõe audiência pública para avaliar situação da Varig

Começa audiência na CRE para debater situação orçamentária do Exército

Começa audiência pública para debater situação da reserva Indígena Bananal

Jefferson Praia pede realização de audiência pública para debater situação das Farc

Cícero Lucena quer audiência pública para debater situação da merenda escolar no país