Saúde dos brasileiros será avaliada em 2013



A ação conta com questionários, exames de sangue, urina e medição da pressão arterial

A partir de 2013, o Ministério da Saúde vai realizar pesquisa em 1.600 municípios para avaliar a saúde dos brasileiros. A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) será domiciliar e em parceira com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A ação conta com questionários, exames de sangue, urina e medição da pressão arterial.

Dos 80 mil domicílios pesquisados, cerca de 16 mil pessoas deverão ser submetidas aos exames. A meta é colher dados sobre os hábitos de alimentação, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, da prática de atividade física e sobre fatores associados a comportamentos não saudáveis da população.

A PNS faz parte do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Atualmente as DCNT é responsável por 72% dos óbitos no Brasil.

“Este estudo é um dos mais completos já realizados pelo Ministério da Saúde. Teremos um leque de informações que nos permitirá uma avaliação mais ampla e um melhor planejamento das ações estratégicas e políticas públicas”, destaca o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. Para coletar informações sobre a saúde dos brasileiros, o ministério também executa a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). O estudo é feito anualmente por meio de ligações telefônicas.