Saúde proíbe venda do antiinflamatório Prexige no Estado



Reações adversas graves ao medicamento da Novartis determinaram interdição

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por intermédio do Centro de Vigilância Sanitária (CVS), decidiu proibir a venda e a distribuição do antiinflamatório Prexige (Lumiracoxibe), do laboratório Novartis, em todo o Estado de São Paulo.  A medida é válida por 90 dias.

De 2005 a 2007 o CVS recebeu 609 notificações de reações adversas previstas e não previstas na bula do medicamento, das quais 147 foram consideradas graves, como infarto, arritmia, hepatite, hemorragias, pancreatite, edema de glote, insuficiência renal, broncoespasmos e choque anafilático. Do total de notificações, 608 foram feitas pelo próprio laboratório, que é obrigado a relatar reações adversas comunicadas pelos consumidores.

Em outubro de 2007 a Secretaria, com base nas notificações recebidas, sugeriu à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o cancelamento do produto em todo o país. Um relatório sobre as reações adversas foi encaminhado ao órgão federal, que ainda não decidiu pela interdição em nível nacional.

O CVS irá comunicar as vigilâncias sanitárias municipais, que são responsáveis pela fiscalização de farmácias e drogarias, sobre a proibição. Também serão informadas as entidades de classe ligadas as áreas de medicina, enfermagem e farmácia, além do próprio laboratório, que deverá providenciar o recolhimento do produto no mercado.

O Prexige vem sendo proibido em diversos países, como Canadá, Reino Unido, Argentina e Austrália, dentre outros, em razão de reações adversas relatadas por consumidores.

Da Secretaria da Saúde

(M.C.)



07/18/2008


Artigos Relacionados


SP recomendará à Anvisa que proíba venda do Prexige

Saúde estadual proíbe produção e venda de Ginko Biloba e Espinheira Santa

Saúde investiga morte após uso de Prexige

CCJ DISCUTE PROPOSTA QUE PROIBE VENDA DE ARMAMENTOS

Anvisa proíbe venda de lotes de suplemento proteico

Anvisa proíbe venda de quatro suplementos alimentares