Saúde pública no Brasil preocupa senadores e motiva debate



Secretários estaduais de saúde, médicos e especialistas serão convidados a discutir a situação dos serviços públicos de saúde no Brasil, em audiência a ser promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Requerimento propondo o debate, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado nesta quarta-feira (8).

Paim afirmou, durante a reunião na CDH, que o objetivo é discutir os problemas verificados no atendimento médico-hospitalar oferecido pelo poder público e buscar formas de superar as dificuldades.

- É assustador o que acontece nos hospitais públicos do Brasil, independente do partido no poder - declarou Paim.

Na mesma reunião, foi aprovado requerimento da senadora Marina Silva (PT-AC) para realização de diligência à área conhecida como Terra Indígena Bananal - Santuário Sagrado dos Pajés, no Distrito Federal. A visita tem por finalidade conhecer in loco a comunidade indígena que vive na área e as condições de ocupação. Os senadores Paulo Paim, Cristovam Buarque (PDT-DF) e José Nery (PSOL-PA) manifestaram interesse em participar da diligência.

- Em audiência pública realizada no dia 7 de agosto passado, esta comissão teve a oportunidade de conhecer uma série de denúncias de discriminação e de violação dos direitos contra a comunidade que ocupa, em Brasília, a área conhecida como Terra Indígena Bananal - Santuário dos Pajés - explicou Marina Silva, na justificação do requerimento.



08/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Regularização de terras na Amazônia motiva debate entre senadores

Execução orçamentária da saúde motiva debate na tribuna

"Epidemia" de crack preocupa senadores em debate na CCJ

Audiência pública debate a situação dos planos privados de saúde no Brasil

Senadores elogiam Brasil Maior, mas redução do INSS preocupa Inácio Arruda

Reformulação do crédito rural motiva debate na CRA