Saúde suspende recursos para municípios com irregularidades constatadas pela CGU



O Ministério da Saúde suspendeu a transferência de recursos referentes aos programas Saúde da Família e Saúde Bucal para 280 municípios que não corrigiram irregularidades detectadas em auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU).

Os recursos são repassados às equipes dos programas e a transferência ficará suspensa até que as falhas sejam reparadas. De acordo com o ministério, os problemas não se relacionam necessariamente a fraudes, mas a falhas cometidas pelas equipes, como falta de documentos ou duplicidade de pagamentos.

Em 2008, a CGU fiscalizou 240 municípios e constatou que 90% das famílias recebiam visitas dos agentes comunitários de saúde. Nos casos em que foram identificados problemas graves, a Secretaria de Atenção à Saúde emitiu portarias suspendendo as transferências de recursos financeiros a esses municípios.

A cada sorteio da CGU, são selecionados 60 municípios para serem vistoriados. Foram promovidos 33 sorteios, até o momento. De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7), a medida faz parte dos esforços do ministério no sentido de promover a transparência nos repasses de recursos para a atenção básica à saúde.


Fonte:
Agência Brasil



24/02/2011 18:05


Artigos Relacionados


Ministério da Saúde suspende repasse de recursos para 340 municípios

Ministério suspende repasse de recursos para equipes de Saúde da Família em 330 municípios

Papaléo critica manobra do governo para dar continuidade a obras com irregularidades constatadas pelo TCU

CI pedirá parecer da Consultoria sobre irregularidades constatadas pelo TCU

Mais 11 municípios do Pacto pela Saúde recebem recursos do Fundo Nacional

Saúde suspende parte dos recursos para equipes de agentes comunitários