Ministério da Saúde suspende repasse de recursos para 340 municípios
O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (29), a suspensão do repasse de recursos referente ao mês de abril para o custeio de 305 Equipes de Saúde da Família, 291 Equipes de Saúde Bucal e 2056 Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) em 340 municípios.
A suspensão dos incentivos financeiros foi motivada por duplicidade de cadastro de profissionais da ESF, apontada pelo Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
A medida faz parte da ação de fiscalização e transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica. A suspensão é determinada sempre que o Ministério da Saúde identifica irregularidades na gestão de estratégias e programas, cuja execução é de responsabilidade das secretarias municipais de saúde. A transferência dos recursos federais é restabelecida assim que os gestores locais do SUS comprovarem, ao governo federal, que as inadequações foram solucionadas.
A Portaria 1.105 informa a lista dos municípios que deixaram de receber a parcela de abril do incentivo financeiro correspondente ao Piso de Atenção Básica (PAB) Variável e também das equipes e agentes que apresentaram problemas no SCNES. A suspensão não representa a interrupção da ESF e do Programa Brasil Sorridente nos municípios listados.
Suspensão : Por meio da portaria 1.104, o Ministério da Saúde também suspendeu a transferência do incentivo financeiro das equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal do município de Matrinchã (GO), referente ao mês de maio. A medida foi adotada devido a irregularidades detectadas no cumprimento da carga horária dos profissionais que compõem duas equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal.
Atenção Básica: O programa Saúde da Família é a principal estratégia do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de assistência à população na atenção primária, considerada a porta de entrada do SUS. Em todo País, existem 32 mil Equipes de Saúde da Família, atuando em 5.271 municípios, o que representa um percentual de 94% de cobertura pelo programa. A execução da estratégia é compartilhada pelos estados, Distrito Federal e municípios, sendo a coordenação do Ministério da Saúde.
Fonte:
Ministério da Saúde
29/05/2012 19:57
Artigos Relacionados
Ministério suspende repasse de recursos para equipes de Saúde da Família em 330 municípios
Ministério suspende repasse de recursos do Saúde da Família em 24 estados
Ministério da Saúde bloqueia repasse de R$ 6,5 milhões para 242 municípios
Repasse de recursos para a saúde em estados e municípios terá nova regra
Saúde suspende recursos para municípios com irregularidades constatadas pela CGU
Ministério da Saúde libera recursos do Saúde da Família para 159 municípios