SDH particpa de reunião da ONU sobre padrões de tratamento de prisioneiros



A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) participará da Reunião Intergovernamental de Especialistas, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro, com o propósito de discutir a revisão das Regras Mínimas da ONU para o Tratamento de Prisioneiros. O evento será em Viena, Áustria, e reunirá delegações do mundo inteiro para que cada país exponha suas boas práticas nessa área e proponha revisões.

A delegação do Brasil será composta pelo Coordenador Geral de Saúde Mental e Combate à Tortura da SDH, Aldo Zaiden, e a assessora do Gabinete para a temática penitenciária, Deise Benedito, além de representantes do Comitê Nacional de Política Criminal e Penitenciaria, do Ministério da Justiça.

“Trata-se de um momento importante para imprimir uma voz específica de Direitos Humanos no contexto das discussões sobre Política Criminal Internacional. O Brasil leva sua delegação com o mandato de ajudar a promover avanços e garantir maior efetividade nas regras para tratamento de prisioneiros”, comenta Aldo Zaiden.

As Regras Mínimas foram elaboradas em 1955 e estabelecem condutas padronizadas na aplicação de penas criminais, como direito à higiene pessoal, condição mínima de acomodação, acompanhamento médico, alimentação digna e assistência religiosa, além de proibir a submissão a tratamentos cruéis ou degradantes.

 

Fonte:

Secretaria de Direitos Humanos



27/01/2012 23:21


Artigos Relacionados


Senado aprova projeto que exige do SUS formalizar em protocolo os padrões de tratamento das doenças

Governador Lembo particpa da abertura da exposição de Alfredo Volpi no Banco Central

Ministério do Planejamento abre consulta pública sobre padrões de sistemas

CCJ analisa fim do sigilo postal para prisioneiros

Suplicy elogia ação brasileira em resgate de prisioneiros das Farc

Brasil mostra avanços no tratamento das questões raciais em reunião na ONU