SEBASTIÃO ROCHA ANUNCIA SOLUÇÕES PARA O BANAP



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) anunciou hoje (dia 10) que o Banco Central estuda a possibilidade de transformar em ordinária a liquidação extrajudicial do Banco do Estado do Amapá (Banap). Essa medida possibilitará ao governo do Amapá conseguir recursos para pagar aos credores da instituição, permitindo a sua transformação em uma agência de fomento.

Ele obteve esses esclarecimentos, segundo informou, do próprio presidente do Banco Central, Gustavo Franco, com quem esteve reunido hoje (dia 10) para tratar do assunto, acompanhado pelo governador do Amapá, João Alberto Capiberibe, do senador Ademir Andrade (PSB-PA) e de outros parlamentares. O senador disse que Gustavo Franco admite que o governo federal poderá emprestar esses recursos, já que essa providência é prevista em medida provisória.

Quanto ao atendimento dos servidores federais que, com o fechamento do Banap, ficaram impedidos de receber seus vencimentos, o presidente do BC preconizou, conforme o senador,a utilização de um fundo garantidor de crédito para sanar o problema.

Sebastião Rocha disse que o Ministério da Administração também está empenhado em resolver a situação desses servidores. Sobre os funcionários do banco, agora desempregados, o próprio governador Capiberibe considera a possibilidade transferi-los para a administração estadual, assinalou. O senador voltou a lamentar a liquidação do banco e pediu "providências concretas para a apuração das responsabilidades e punição dos culpados".

10/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SEBASTIÃO ROCHA: BC NÃO ACEITA REABERTURA DO BANAP

SEBASTIÃO ROCHA ELOGIA BC, MAS NÃO QUER LIQUIDAÇÃO DO BANAP

SEBASTIÃO ROCHA QUER INVESTIGAÇÃO PROFUNDA DO CASO BANAP

Sebastião Rocha anuncia relatório favorável ao projeto que cria cotas para negros

SEBASTIÃO ROCHA ANUNCIA MARCHA PELA PAZ

Sebastião Rocha anuncia posição contrária do PDT