SEBASTIÃO ROCHA ELOGIA BC, MAS NÃO QUER LIQUIDAÇÃO DO BANAP



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) considerou hoje (dia 4) acertada a decisão do Banco Central (BC) em suspender uma operação fraudulenta no Banco do Estado do Amapá (Banap), que daria um prejuízo de R$ 6 bilhões à instituição. Mesmo elogiando a decisão do BC, Sebastião Rocha mostrou-se contrário à liquidação do Banap, decretada ontem (dia 3).

Conforme informou, a operação visava a uma captação externa no valor de R$ 6 bilhões, por meio de documentos e declarações falsificadas. Sebastião Rocha explicou que os recursos seriam captados mediante a emissão de certificados de depósitos bancários (CDBs), mas o BC bloqueou a operação. "Não há dúvida de que tudo foi feito por uma quadrilha especializada", assegurou.

- O Banco Central agiu corretamente ao suspender a operação, evitando um calote que colocaria em risco o sistema financeiro nacional, em razão do alto valor envolvido. Mas, não era preciso liquidar o Banap para tomar esta decisão - afirmou.

Na opinião do senador, o BC deveria dar oportunidade ao Banap de tentar a recuperação, assim como fez com outros bancos estaduais, ao invés de liquidá-lo. Sebastião Rocha sugeriu que o Banap se transforme numa agência de fomento para que não sejam prejudicados os correntistas, os funcionários e os servidores públicos do estado que recebem seus salários pelo banco.



04/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SEBASTIÃO ROCHA QUER INVESTIGAÇÃO PROFUNDA DO CASO BANAP

SEBASTIÃO ROCHA: BC NÃO ACEITA REABERTURA DO BANAP

SEBASTIÃO ROCHA ANUNCIA SOLUÇÕES PARA O BANAP

SEBASTIÃO ROCHA PROTESTA CONTRA LIQUIDAÇÃO DO BANCO DO AMAPÁ

SEBASTIÃO ROCHA ELOGIA "MUTIRÃO DE CATARATAS"

Sebastião Rocha elogia recuo do governo em relação à MP sobre os planos e seguros de saúde