SEBASTIÃO ROCHA COMPARA VISITAS DO PAPA E DE CLINTON



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) comparou hoje (dia 16)as visitas feitas ao Brasil pelo papa João Paulo II e pelo presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, classificando-as como positiva a primeira e negativa a segunda, em termos de opinião pública.

Na sua opinião, o papa conseguiu unir o povo em torno da fé e da esperança, despertando o sentimento de religiosidade do brasileiro e discutindo temas relevantes para o país como os problemas dos excluídos, dos miseráveis,dos racialmente discriminados, dos sem-terra e da violência.

- Apesar de estar fraco fisicamente, João Paulo transmitiu grande alegria e espírito de jovialidade, contagiando a nação - frisou.

Na opinião de Sebastião Rocha, o presidente Bill Clinton, entretanto,exagerou no cumprimento da burocracia do seu país em relação às visitas quefaz pelo mundo. "Tratou os brasileiros como colonos e tentou desagregar o Mercosul", garantiu.

Conforme o senador, a pressa de Clinton em fazer com que a Alca passe a determinar a economia no Cone Sul foi repudiada por todos os políticos e autoridades, entre eles o presidente Fernando Henrique Cardoso, a quem Sebastião Rocha congratulou pelas respostas dada ao presidente norte-americano. O sendor entende que Bill Clinton pôde constatar o sentimento de soberania do povo brasileiro e, ao final, "reverteu um pouco o quadro de antipatia que criou, brincando no morro da Mangueira, no Rio de Janeiro".

No entendimento de Sebastião Rocha, existe o risco de que o presidente norte-americano, na Argentina, onde se encontra, tente convencer o presidente daquele país, Carlos Menem, da necessidade de implantar-se imediatamente a Alca, "desagregando o Mercosul".

O senador aproveitou para anunciar que no próximo dia 21 o Senado dedicará, na hora do expediente, homenagem ao "Dia do Médico", e congratulou todos esses profissionais no Brasil, na Amazônia e no seu estado, o Amapá, por esta data. No mesmo dia, lembrou, também será votado pelo plenário a criação de "Diploma do Mérito Educativo" em homenagem aofalecido senador Darcy Ribeiro.



16/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SEBASTIÃO ROCHA ESPERA QUE VISITA DO PAPA ILUMINE BRASILEIROS

Sebastião Rocha diz que se inspirou em Covas

SEBASTIÃO ROCHA LAMENTA CRISE NO PDT

SEBASTIÃO ROCHA CRITICA A FIFA

SEBASTIÃO ROCHA REGISTRA CONVENÇÃO DO PDT

SEBASTIÃO ROCHA: "O QUE HÁ POR TRÁS DO PEDIDO DE CPI?"