SEBASTIÃO ROCHA DEFENDE VOLTA DO IPMF PARA A SAÚDE
A proposta do minsitro Adib Jatene de ressuscitar o IPMF para financiar o sistema desaúde pública voltou a ser defendida em plenário, desta vez pelo senador Sebastião Rocha (PDT-AP), que a considera a melhor solução para as dificuldades enfrentadas pelo setor. O senador lamentou que o governo federal, "que estaria disposto a injetar 6 bilhões de reais para sanar o Banespa, não tenha dinheiropara tirar a saúde da UTI".
Sebastião Rochacriticou a política social do presidente Fernando Henrique Cardoso, e conclamou o Senado a aprofundar o debate sobre a questão, na oportunidade em que as reformas constitucionais tramitam na Casa.
- Vamos acabar com a pecha de o Senado ser um órgão apenas homologatório, mudando o que for necessário na reforma da Constituição - frisou o senador, ressaltando que é necessário vontade política para implantar uma reforma tributária que contribua definitivamente para o combate às desigualdades sociais.
Em apartes, os senadores Jefferson Peres (PSDB-AM) e Casildo Maldaner (PMDB-SC) destacaram a necessidade urgente de o governo atacar o problema da saúde, providenciando mecanismos para a criação de recursos em benefício do setor.
Sebastião Rocha criticou ainda a recente portaria do Departamento Nacional de Combustível , que objetiva desequalizar o preço do gás liquefeito de petróleo ao longo do território nacional. "Não é possível que os técnicos do Ministério das Minas e Energia não tenham avaliado a propagação devastadora que essa medida terá na economia das regiões mais longínquas do país", alertou.
Segundo sua estimativa, o preço do gás na região Norte chegará aos 9 reais e 8 centavos enquanto na região Sul o preço máximo seria o de5 reais e 35 centavos. "Em algumas localidades do interior do Amazonas um botijão já chega a custar 18 reais, com um aumento de cerca de 390%", concluiu.23/06/1995
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sebastião Rocha defende manutenção de recursos para saúde no Orçamento da União
SEBASTIÃO ROCHA VOLTA A DENUNCIAR IRREGULARIDADES NO AMAPÁ
Sebastião Rocha defende cotas para negros
Sebastião Rocha defende cotas para os negros
INDICAÇÃO DE SERRA PARA SAÚDE PREOCUPA SEBASTIÃO ROCHA
SEBASTIÃO ROCHA QUER NOVAS AUDIÊNCIAS PARA DISCUTIR PLANOS E SEGUROS DE SAÚDE