INDICAÇÃO DE SERRA PARA SAÚDE PREOCUPA SEBASTIÃO ROCHA
O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) afirmou hoje (dia 26) que a indicação do senador José Serra (PSDB-SP) para o Ministério da Saúde "pode significar que o governo federal tenha definido uma linha de privatização para algumas parcelas dos serviços públicos de saúde", já que para alguns setores do governo "saúde é igual a mercadoria".
Rocha disse que não fazia nenhuma crítica à competência do senador José Serra. No entanto, entende que o cargo de ministro da Saúde exige alguns conhecimentos técnicos inerentes ao cargo. O senador anunciou que vai aguardaruma avaliação do PDT e de seus membros no Senado para voltar a falar sobre o assunto.
Em aparte, o senador Jefferson Péres (PSDB-AM) afirmou que o problema da saúde no Brasil não é de competência médica, pois se fosse assim, Adib Jatene teria resolvido. Entende também que não se trata deum problema gerencial, mas evidentemente político.
Jefferson ressaltou que, a exemplo do sociólogo Fernando Henrique Cardoso, quedebelou a inflação como ministro da Fazenda,talvez agora "um economista resolva os problemas da saúde no país".
O senador lembrou a seriedade e a competência do senador José Serra, além de seu acesso ao presidente da República, o seu trânsito no Congresso e a possibilidade de, como ex-ministro do Planejamento, mobilizar recursos para o setor de saúde.26/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
COBERTURA DOS TRANSPLANTES E DOENÇAS COMPLEXAS PREOCUPA SEBASTIÃO ROCHA
SEBASTIÃO ROCHA DEFENDE VOLTA DO IPMF PARA A SAÚDE
Sebastião Rocha defende manutenção de recursos para saúde no Orçamento da União
SEBASTIÃO ROCHA QUER NOVAS AUDIÊNCIAS PARA DISCUTIR PLANOS E SEGUROS DE SAÚDE
Sebastião Rocha: MP que muda planos de saúde é retrocesso
Sebastião Rocha anuncia Fórum de Saúde Ocular