SEBASTIÃO ROCHA FAZ BALANÇO POSITIVO DO GOVERNO GAROTINHO



Sem abrir mão da autoridade do cargo e dos princípios partidários, disse nesta segunda-feira (dia 25) o senador Sebastião Rocha (PDT-AP), o governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, mostra "que os governantes, se assim o quiserem, podem encurtar a distância que os separa de seus eleitores e produzir uma gestão legítima e participativa".
O governador fluminense, conforme o senador, é, ao mesmo tempo, uma novidade e uma retomada da tradição política brasileira. Sem arrogância e distanciamento, Garotinho, como JK, foi capaz de pedir desculpas pelo erro da polícia estadual, protagonizando "a cena mais bonita da política brasileira nos últimos tempos". As forças policiais, que haviam subido o Morro da Mangueira para achacar traficantes, mataram um garoto de 14 anos.
Em termos econômicos, o estado do Rio de Janeiro registrou um crescimento industrial de 5,3%, enquanto o país regrediu 2,3%, e há ainda aplicações de US$ 10,4 bilhões em infra-estrutura e de US$ 5,6 bilhões para a implantação de 204 projetos industriais, mencionou o senador.
- Garotinho reacendeu na população carioca a auto-estima e o orgulho de morar e trabalhar no Rio de Janeiro - afirmou.
Sebastião Rocha fez ainda quatro registros em seu pronunciamento. Ele convidou os senadores a participarem de audiência pública, nesta terça-feira (dia 26), às 17h30, na Comissão de Educação, onde será discutido o projeto que institui a Semana de Combate ao Câncer de Próstata, para o qual foi designado como relator.
Num segundo registro, o senador aproveitou a comemoração do aniversário de nascimento de Darcy Ribeiro para destacar a vigência de projeto de resolução que instituiu o Diploma do Mérito Educativo Darcy Ribeiro, concedido a pessoas físicas e jurídicas que defendem causas relevantes à educação nacional. A primeira concessão do prêmio ocorrerá no ano que vem e os interessados devem inscrever seus trabalhos até 31 de agosto de 2000.
O senador também informou que a Executiva Nacional do PDT se reunirá para, entre outros assuntos, apreciar convite feito ao líder do partido na Câmara, deputado Miro Teixeira, para que este se reúna com a assessoria direta do presidente da República. Como não poderá comparecer à reunião partidária, Sebastião Rocha antecipou sua posição, favorável ao encontro, mas sob a condição de que ele se dê no Congresso Nacional, a seu ver, o fórum mais adequado.
Finalmente, o senador registrou que Anthony Garotinho, autor do livro Violência e Criminalidade, foi agraciado com o Prêmio da Paz, conferido pela Universidade pela Paz, da Organização das Nações Unidas (ONU), a personalidades que se destacaram na luta contra a violência.

25/10/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


SEBASTIÃO ROCHA PEDE PAZ NO PDT A GAROTINHO E BRIZOLA

Balanço da AL é positivo para Governo

Suassuna faz balanço positivo da atuação do governo e do Congresso

LÚCIO ALCÂNTARA FAZ BALANÇO POSITIVO DO GOVERNO CEARENSE

SEBASTIÃO ROCHA: OBJETIVO DO GOVERNO É TIRAR DIREITOS DOS APOSENTADOS

SEBASTIÃO ROCHA INSISTE EM SOCORRO DO GOVERNO À JARI CELULOSE